Jeitinho


Leitura Bíblica
1 Samuel 15.1-3;7-23
O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. (1Sm 15.22 NTLH)


O que acontecerá se resolvermos não seguir uma receita exatamente? Se decidirmos colocar duas xícaras de farinha a mais e deixar de fora o fermento num bolo? Ou não temperarmos com sal o feijão? Não seguir uma receita pode levar-nos a erro no preparo de alimentos. Eles podem até ficar parecidos com o que se pretendia, mas não serão o que deveriam ser – não com o mesmo gosto ou consistência. Podem até ficar intragáveis. Se isso acontecer, adianta culpar a receita? Em meu caderno de receitas copiei de uma revista 20 “dicas” para estragar uma boa receita. Há muitos modos de tentar melhorar algo e conseguir um mau resultado. Mas não esqueça: a responsabilidade sempre será nossa!
Não é apenas na cozinha que agimos assim. Queremos dar um “jeitinho” em nossa vida também. No texto de hoje, Saul fez isso e ainda disse que havia seguido as instruções do Senhor (v 13). Como pôde se enganar assim? Este é um problema do “jeitinho”: achamos que fizemos algo bom, mas na verdade desobedecemos. Acaso Israel não tinha animais para oferecer em sacrifício? E o rei poupado, que bem traria ao povo?
Nossas ideias, por mais criativas que forem, nunca serão melhores que o plano de Deus. Se desejarmos obedecer-lhe, não há alternativa senão seguir à risca suas instruções, sem “inventar moda”. Ainda mais quando a ordem é clara. Devemos simplesmente obedecer. Agora, se por algum motivo você escolher “modificar a receita”, não diga que está obedecendo, como Saul fez (v 20). Também não culpe os outros ou a Deus, nem reclame das consequências – no caso do rei, seu trono foi dado a Davi, um servo de Deus disposto a obedecer. Quem não obedece às instruções divinas está seguindo seu próprio plano e não o de Deus. Pensando bem, dá para perceber que “jeitinhos” não ajudam em nada” – Vanessa Weiler Ribas.

O valor do jeitinho já é desprezível até no nome.


Extraído do livreto Presente Diário – Livro de leituras devocionais diárias, nº 16.
RTM. São Paulo – SP, 2013, 1ª Edição.

Comentários