Paz é a nossa missão.

Gercy Camelo, Governador do Rotary International.
A Bíblia, no Livro de Provérbios nos ensina que não devemos ter inveja dos violentos e nem fazer o que eles fazem. Graças a Deus, a nossa missão é promover a paz entre os homens e as nações. Somos mensageiros do bem, propagadores da boa convivência entre as pessoas e defensores da ética como estilo de vida. Esse é um dos salários que os rotarianos recebem para servirem ao próximo, prestarem serviços à comunidade e fomentar o ideal de servir.

A missão não é fácil. Afinal, vivemos num país e num mundo marcados pela violência. Causa espanto que mais pessoas morram a cada ano no Brasil, pela violência urbana, do que Judeus e Palestinos na guerra que travam há décadas, para definir limites territoriais. Ou seja, é mais perigoso andar à noite nas ruas de algumas cidades brasileiras em tempo de paz, do que atravessar as zonas de guerra no oriente médio.

A maneira como são tratados os astros que promovem as pancadarias no cinema, o falso sentimento de onipotência exibido por alguns praticantes de artes marciais, e a falsa segurança transmitida pelos que usam com destreza algum tipo de arma, têm levado muitas pessoas inseguras a invejar os violentos. Contudo, quem utiliza o recurso da violência para se impor é um fraco, desumano e covarde.

A dependência da força bruta faz do homem um refém de sua própria condição física. Mais cedo ou mais tarde ele será vítima de alguém  mais forte. O caminho inteligente e eficiente, para conquistar um lugar ao solo e viver em paz, está no conhecimento e no uso correto deste para conviver com as pessoas e utilizar os mecanismos que orientam a vida em sociedade. O covarde agride e se isola; o sábio promove a paz e conquista espaço. Ademais, violência atrai violência e gera sentimentos destrutivos como o ódio. Esse, como disse alguém, é sempre assassino; quando não mata o alvo, mata quem o tem.

O homem deve almejar valores que tragam benefícios a todos e buscar a sabedoria, a paz, a equidade, o entendimento, o amor. Acreditar e lutar por esses axiomas, é patrocinar a vida abundante e feliz com a qual todos sonhamos. É tolice de quem faz opção por uma vida de violência. Esses, na maioria das vezes   são vítimas de suas próprias opções de vida. Portanto, devemos trabalhar para que todos tenham paz, essa é a nossa missão.


Gercy Joaquim Camelo é Governador do Distrito 4530 do Rotary International. Acesse e conheça >>> http://www.rotary4530.com.br

Comentários