Deputada Flávia Morais está com o mandato em risco

Deputada Federal Flávia Morais (Jornal Opção)

A repórter Thaís Romão nos conta no jornal O Popular [http://www.opopular.com.br], na matéria “Flávia Morais pode perder o mandato”, pág. 13, da edição desta sexta-feira (19), que a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer pela cassação do mandato da parlamentar goiana, pois a deputada federal e presidente do PDT em Goiás “teria se utilizado do cargo de secretária de Cidadania e Trabalho de Goiás”, na administração do governador Alcides Rodrigues (PP), o que resultou em acusação por compra de votos nas eleições de 2010.

Em sua edição da internet, o jornal Opção, edição 1971, de 14 a 20 de abril de 2013, também dedicou espaço generoso ao sério risco que a parlamentar que disputou as eleições para prefeita de Trindade, no ano passado, quando obteve 15.221 votos, ficando na terceira posição, entre os três concorrentes (Ricardo Fortunato: 18.859 votos, segundo colocado; Jânio Darrot: 27.174 votos, eleito prefeito da “Capital da Fé”). Veja neste link http://migre.me/ebSXu a íntegra da matéria no jornal Opção.

Comentário
A gente percebe que o tipo de acusação acima acaba sendo corriqueira na trajetória de grande parte dos políticos brasileiros. O sujeito para chegar ao poder ou para lá se manter usa tudo o que está ao alcance das mãos para obter as vitórias nas urnas. Quando se está instalado em algum gabinete usar a máquina em benefício próprio termina sendo uma tentação irresistível.

Mas o que observo aqui é o seguinte. Faz pouco tempo que o casal Flávia Morais e George Morais, ex-prefeito de Santa Bárbara de Goiás e de Trindade, dava a impressão de que todos os ventos lhes sopravam favoravelmente para a conquista de novos postos de relevância na política goiana.

Não custa nada relembrar dois triunfos de relevância do casal de políticos que tem forte base em Trindade. Flávia conquistou mandato de deputada federal nas eleições de 2010, quando obteve 152.553 votos. Na sequência, ficou com o comando do PDT em Goiás, destronando do posto outro casal de políticos, Euler Ivo e a deputada estadual Isaura Lemos.

O bom trânsito junto ao comando nacional do PDT, facilitado pelo mandato de deputada federal, passou a impressão de que Flávia Morais e George estariam se cacifando para entrar no seleto grupo de políticos que definem a política em Goiás, atuando como atores principais.

No entanto, George Morais igualmente vem enfrentado dificuldades na Justiça em processos nascidos durante os 8 anos em que administrou a Prefeitura de Trindade. Agora a deputada Flávia Morais experimentou sua primeira derrota nas urnas em outubro do ano passado, e terá pela frente essa batalha judicial a fim de preservar sua cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

A política é mesmo uma atividade muito doida. De uma hora para a outra o vento vira e o político vê mudar da água para o vinho suas pretensões. Mas é importante notar também que na política o sujeito, de igual modo, pode ressurgir dos infortúnios, mais revigorados ainda. Ou seja, é melhor esperar e ver como decidirão os ministros lá do TSE. Que isso tudo deve provocar uma tremenda dor de cabeça em qualquer um, não há como duvidar.

Comentários