Educação

Torrão natal é uma expressão que indica o pedaço de terra onde nascemos, remete ao lar, no sentido mais íntimo, à nossa casa, à família; quando ampliamos nossa visão, lar é o nosso País, a terra, o universo. O lugar onde vivemos. Pode-se avaliar a educação de um povo pelo seu comportamento na rua. Se grosseiro na rua, certamente será grosseiro em casa.

Cabe antes de tudo aos pais a obrigação de disciplinarem seus filhos, evitando o excesso de liberdade, o “tudo posso e faço acontecer”. Aos pais os bons exemplos para os filhos, à educação do caráter. Os bons hábitos, o equilíbrio, a força de vontade para se superarem diante dos problemas e frustrações.

Não vejo o Estado com o histórico e a competência necessária para ditar regras de comportamento familiar. Mas veja cada vez mais pais que não cumprem suas obrigações. Em breve, seus filhos estarão estampando manchetes de agressões, roubos, assassinatos, estupros e diversos outros crimes. Serão bestas humanas. Estarão tornando inseguro o lugar onde vivemos.

João Bosco Costa lima, Trindade-GO.



Texto extraído da Seção de Cartas dos Leitores do jornal O Popular (http://www.opopular.com.br), deste sábado (25), pág. 6.

Comentários