Sono: inimigo da produtividade

Eduardo Rollo
Distúrbios do sono como ronco e apneia, podem prejudicar a carreira e causar acidentes de trabalho


Sonolência diurna, preguiça, falta de disposição, fraqueza do corpo, e dores de cabeça crônicas prejudicam muitos profissionais. E todos esses sintomas podem ser provenientes de um mesmo problema: noites mal dormidas. "O sono sem qualidade ocasiona essa fraqueza e sonolência, e depois da origem a doenças crônicas. A produtividade no trabalho cai e a chance de acidentes de trabalho aumenta", diz Eduardo Rollo Duarte, Doutor em odontologia do Sono.

Ronco, apneia e bruxismo, por exemplo, são distúrbios comuns para muita gente, e são justamente eles que contribuem para um péssimo descanso. "Acredite, tratar o ronco não é só satisfazer os caprichos da esposa ou namorada. Pode ser o primeiro passo para ser mais ativo e produtivo no trabalho, em busca de promoção e sucesso", garante Dr. Eduardo, que tem dado palestras em empresas para relacionar o sono com acidentes de trabalho e queda de produtividade.

A palestra ministrada pelo Dr. Eduardo é preventiva, esclarecendo às empresas a importância da boa qualidade do sono e ensinando a identificar os problemas que podem ser causados pela falta dele. Muitas vezes a baixa produtividade e erros cotidianos não são causados pela simples falta de atenção ou distração do funcionário, mas sim, resultados de noites conturbadas.

Funcionários de cargos administrativos, gerência e diretoria, cuja produtividade está relacionada ao cansaço e problemas cognitivos. Já operários da indústria ou construção civil têm o sono levando à produtividade manual e acidentes graves.

“Muitas empresas já compreendem os desafios de combater o transtorno do sono, nos mais variados ambientes, desde corporativo até industrial. Essa atitude contribui para o aumento da qualidade de vida e um local de trabalho mais seguro”, explica o Dr Eduardo.

A palestra vai ensinar a identificar quem não dorme bem, o que é um sono prejudicado, e principalmente quais suas consequências em relação a acidentes. Com estes diagnósticos ficará mais fácil tratar os sintomas apresentados pelos funcionários, melhorando assim a qualidade de vida da empresa e de seus funcionários.



Eduardo Rollo Duarte é formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em Bauru (FOB); Especialista em Periodontia também pela USP – Bauru; Mestre e Doutor em Prótese Dental pela USP – SP com aplicação em distúrbios do sono relacionados à Odontologia. http://www.eduardorollo.com.br

Comentários