Belo espetáculo da natureza bem no centro de Goiânia.

Ipê-Branco em plena Av. Goiás, centro de Goiânia.
O sujeito ou sujeita, vá lá, que tem transitado pela Avenida Goiás, no centro de Goiânia, entre as Ruas 2 e 3, nos últimos dias certamente teve a oportunidade de vislumbrar 2 pés de Ipês-Branco, floridos. Uma beleza! Grande espetáculo da natureza.

Naquele local barulhento demais, cheio de carros, ônibus, motocicletas e gente passando pra lá e pra cá, num frenesi louco da vida moderna no qual todo mundo está com pressa, sabe que muitas vezes a gente nem percebe os detalhes de coisas tão simples e bonitas de se vê como essas árvores no canteiro central da avenida?

Eu, por exemplo, só percebi estes belos Ipês depois que uma colega de trabalho, a dublê de servidora pública e atleta Fabíola Ferreira, me deu o toque. “Quando passar pela Avenida Goiás, quase em frente do prédio da Agência da Previdência Social que está em reforma, dê uma olha no canteiro central pra você ver como estão bonitos os ipês”, me disse a amiga Fabíola. E eu nunca havia prestado atenção neles, vale dizer.

O Ipê-Branco ou Ipê-do-Cerrado ou Pau-D’Arco, é uma espécie da família Bignoniáceae. Pode atingir de 7 a 16 metros de altura na fase adulta. Madeira é moderadamente pesada, macia e de ótima durabilidade se utilizada em ambientes internos. Pode ser empregada na construção civil, sobretudo para acabamentos. A árvore é ornamental, pelas flores e folhagem em diversas cores, em forma piramidal da copa. Muito apropriada para o paisagismo em geral e até arborização de ruas e avenidas. Bastante também para o reflorestamento. O bioma de ocorrência natural é a Mata Atlântica Cerrado.


Ah, internauta crédulo, pensou que este blogueiro sabe muito de botânica Errou, viu? Informações do parágrafo acima foram extraídas do site >>> http://www.florestasnativas.com.br/IP%C3%8A-BRANCO

Comentários