Será que o prefeito tucano Jânio Darrot acatará a sugestão de vereadores oposicionistas e dispensará o seu secretário de Finanças?


Vereadores Ucleide de Castro (PMDB) e Erik Cotrim (PSDC) já se manifestaram na tribuna da Câmara Municipal de Trindade pela saída do secretário de Finanças da Prefeitura, Júnior Cabriny, da equipe do prefeito Jânio Darrot (PSDB). Normal, oposicionistas geralmente não colocam azeitona na empada do governante da ocasião. Mas isso aí na prática fica complicado demais da conta.

Pense bem se o prefeito Jânio Darrot substitui o secretário de Finanças justamente agora sob as críticas dos vereadores e do jornal Informativo Trindadense de agosto dizendo que a “Prefeitura está quebrada”. Certamente haverá problemas ali no núcleo, tanto da gestão quanto do próprio grupo político que sustenta, a um só tempo, o prefeito Jânio Darrot e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). E o secretário é irmão do vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB). O potencial de confusão aí é considerável, a não ser que qualquer mexida seja consequência de uma conversa muito bem realizada entre eles.

E outra coisa. Caso o prefeito Jânio mexa mesmo poderá passar a impressão de que não suporta pressão política e acaba cedendo. E se há uma atividade em que todos os atores estão sempre pressionados e pressionando uns aos outros, esta é a política. Saber conviver com isso chega a ser a diferença entre permanecer vivo e atuante ou acabar sendo alijado do processo, convém salientar. Quer dizer, no final das contas mesmo que haja vontade e motivos para mexer na equipe, do ponto de vista político, a tendência é o governante decidir por dar um tempo até a poeira baixar.

Mas como já publicamos neste blog [ http://migre.me/fVUZq ], a própria Daírdes Darrot, esposa do prefeito, se afastou do cargo de secretária municipal de Assistência Social para dar o exemplo de que é preciso cortar gastos para recuperar a saúde financeira da Prefeitura de Trindade. “Queremos ajudar o Jânio a fazer uma ótima administração para a nossa cidade”, recordo-me de ouvir essa declaração da agora só primeira-dama de Trindade. Com isso não devemos nos surpreender caso o prefeito realmente decida por cortar sua equipe no primeiro escalão, mesmo correndo os riscos políticos inerentes a decisão desse porte.

E nesse zunzunzun todo, claro, a edição deste mês do Informativo Trindadense tem uma importância especial. Afinal, ao estampar manchete na primeira página falando sobre quebradeira nas finanças da Prefeitura de Trindade e atribuindo isso ao que chamou de “gastança desenfreada” do secretário Júnior Cabriny, o jornal comandado por Alair de Paula, circulando há 19 anos , botou lenha na fogueira, aumentando a intensidade do disse-que-disse a respeito de mudanças na equipe de governo do prefeito Jânio Darrot.

Se as finanças da Prefeitura de Trindade passam por uma situação caótica isso não é responsabilidade apenas do secretário de Finanças, evidentemente.Logo, o Informativo Trindadense pode ter mirado nos irmãos Cabriny, mas certamente acertará sim o prefeito Jânio Darrot, o detentor da caneta que nomeia e demite os integrantes de sua equipe. Resta saber agora como efetivamente agirá o prefeito diante de toda essa movimentação.


Concluindo, o final da tarde de segunda-feira (2) foi movimentado lá pelas bandas da sede da Prefeitura, na Praça Constantino Xavier, e talvez já na quarta-feira ou quinta-feira haja novidades quanto à composição do time de gestores municipais sob a batuta do prefeito Jânio Darrot. Vale a pena prestar atenção nos próximos capítulos.

Comentários

Carly Ferreira disse…
Amigo Sergio Vieira, conforme já comentei anteriormente neste espaço sempre aberto a discussões saudáveis. Acredito muito na competência e seriedade do Prefeito Jânio Darrot, mas todos nós sabemos que a formação do time principal é um assunto que sempre rende muitos comentários, principalmente por parte da oposição.
Volto a insistir na questão da lealdade, hoje pela manhã, conversando com duas outras pessoas, indagávamos quem deve lealdade ao prefeito? E uma das primeiras respostas que vem à cabeça é a seguinte; “quem deve lealdade ao prefeito é quem conseguiu um cargo, seja lá em qual escalão”. Diante dessa resposta, surge a pergunta final, a quem o prefeito deve lealdade?
Bom enquanto a resposta não vem, retornamos à primeira problemática, não é segredo que que grande parte das pessoas que apoiam um candidato, esperam ao menos conseguir um cargo, os que conseguem ficam satisfeitos e normalmente são leais ao seu empregador, pelo menos até perderem o cargo.
Sabemos que não é fácil a tarefa de administrar uma cidade do tamanho de Trindade. Porem, mais difícil ainda é administrar as questões políticas que envolvem uma administração. Ao Prefeito, desejo toda sabedoria do mundo para lidar com essa pressão, pois a cada dia surgirão mais pessoas exigindo a demissão de desse ou daquele secretário, mas como você destacou sabiamente, o Prefeito tem em suas mãos a caneta e é ele quem nomeia e demite. Só acrescento o seguinte, dele também será o ônus e o bônus de suas escolhas.