As lojas estão migrando cada vez mais para os shoppings.

Foi inaugurado ontem (30) o Shopping Passeio das Águas, à margem da Avenida Perimetral Norte, com a Avenida Goiás Norte. Trata-se de um gigantesco centro de compras com 177 mil m² de área construída, capaz de abrigar 267 lojas, sendo 10 consideradas âncoras, 9 semiâncoras, 206 lojas satélites, 9 restaurantes, 27 lanchonetes fast-foods, um supermercado, 3 áreas de lazer e entretenimento, 7 salas de cinema e 4 mil vagas no estacionamento. O custo total do empreendimento gira em torno de R$ 384 milhões e deve gerar ao redor de 6,4 mil postos de trabalho.

Conversava ontem à noite com o Edson Antonio Gomes (foto ao lado), associado ao Rotary Club de Trindade, experiente homem de negócios nascido em Caçador, Santa Catarina, mas que mora na “Capital da fé” há mais de 19 anos. Edson Antonio atua no ramo da mineração, com jazidas de granito, quartzo, quartzito, micaxisto e ouro, espalhados pelos municípios de Caldas Novas, Faina, Jaupaci e Mimoso de Goiás. Além disso, já passou por outras atividades como atacadista de produtos diversos e inclusive marmoraria, no Distrito Federal.

Com o conhecimento de quem vive no mundo dos negócios, Édson Antonio me falava a respeito da mudança que está ocorrendo no comércio, principalmente quanto à localização dos estabelecimentos. “Esses grandes shoppings estão atraindo as melhores lojas para eles e, em lugares como o centro de Goiânia e o bairro de Campinas, já se vê sinais dessa migração”, me dizia o empresário Edson Antonio. E se a gente observa bem é possível notar que o raciocínio acima está muito ligado à realidade dos dias de hoje.

Motivos para essa mudança é o que não faltam. “Ter loja em shopping é mais seguro para o comerciante, melhor e mais prático para o consumidor que encontra num mesmo lugar com estacionamento diversos tipos de pontos comerciais”, afirma Edson Antonio. E o interessante é que eu estava pensando mais na hipótese desses empreendimentos terem problemas. Afinal, Goiânia já conta com o Flamboyant Shopping Center (até então era o maior do segmento e mais tradicional também), o Goiânia Shopping e o Bougainville e estava considerando que o mercado goianiense e de seu entorno não é tão grande assim para comportar 4 grandes shoppings. Ah, vale lembrar que há um novo shopping em construção, na Avenida Anhanguera, nas proximidades do terminal do Dergo.

De toda forma, digamos que a “sorte esta lançada” pelos empresários do setor que devem ter realizado sérios e confiáveis estudos de viabilidade para realizar tamanho investimento no comércio da Capital goiana. Convém torcer para que dê tudo certo, pois o que não faltam também são pessoas precisando de trabalho, emprego, de salários. No frigir dos ovos, nada melhor do que conversar com quem entende do assunto, se é que me entendem. É isso aí!

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