Jovens empreendedores colocam informações sobre Trindade na internet e ajudam a promover o turismo religioso no município.

Elton Rosa, da Layout: Portal
Trindadetur quer ser
referencia no turismo.
“Ser referência no assunto” turismo em Trindade está entre os objetivos dos responsáveis pelo Portal Trindadetur. O empreendimento surgido da parceria entre as empresas trindadenses Layout Propaganda (Elton Rosa) e a Start Empreendimentos Virtuais (Rafael Vidalete) concentra informações a respeito dos “melhores estabelecimentos da cidade em um único local” na rede internacional de computadores. Isso tudo, é claro, para facilitar a vida do turista que, nos dias de hoje, programa pela internet toda sua viagem, consultando desde a cidade até a reserva de hotel, passando pelo roteiro dos passeios, horário das celebrações religiosas, alimentações e por aí vai. Nota a destacar é que os empresários do município ainda relutam em anunciar seus produtos e serviços na internet. Para saber um pouquinho mais sobre a iniciativa dos jovens empreendedores da “Capital da fé”, conversamos com Elton Rosa e publicamos com exclusividade a entrevista abaixo.

Quem são os parceiros nessa empreitada que começou mesmo quando?
O Portal Trindadetur (http://www.trindadetur.com.br) é um projeto de parceria da Layout Propaganda com a Start Empreendimentos Virtuais, do Rafael Vidalete. Com o crescimento do turismo religioso em Trindade surgiu esta ideia e trabalhamos nela há um ano, isso para projetar o layout do site de acordo com as necessidades. Esse é o núcleo do negócio.

Qual o objetivo de vocês com este site?
O objetivo do Portal Trindadetur é apresentar de forma mais abrangente Trindade e suas especialidades para o mundo web, o turista. Esta é uma forma de concentrar os melhores estabelecimentos da cidade em um único local, facilitando as divulgações, as pesquisas e buscas de quem procura nossa cidade para praticar o turismo religioso ou, simplesmente, conhecê-la.

Como vocês avaliam a resposta do mercado a este site?
A resposta é positiva, mas ainda é tímida. Os estabelecimentos de Trindade ainda têm certo receio de investir em mídias digitais. O que muitos deles não sabem é que atualmente grande parcela das pessoas que querem viajar buscam as primeiras informações na internet. O turista já quer sair de casa com a passagem, a hospedagem e às vezes até a alimentação garantida. O Portal Trindadetur vai mostrar por números que isto é verdade, porque às vezes não adianta ter um super site, se ele não é promovido, se ele está isolado. Nossa intenção é ser referência no assunto.

O turismo em Trindade está se profissionalizando de verdade?
Está sim, mas ainda em passos lentos. Avalio que falta preparação do empresário e de seus colaboradores. É como se Trindade recebesse turistas somente durante a semana. No sábado, depois das 13 horas, muitos estabelecimentos comerciais fecham as portas, e é quando há maior concentração de visitantes na cidade. Os segmentos de hospedagem e alimentação já estão mais preparados a receber a qualquer momento, já os outros não vejo tanto interesse.

O quê falta ainda, como incentivo, fomento, para o crescimento ou consolidação do turismo em Trindade?

No meu ponto de vista faltam políticas públicas e incentivos fiscais ao pequeno empresário, para que invista no seu negócio com foco no turismo, fazendo um posicionamento adequado. A proximidade da Secretaria de Turismo com as instituições que movimentam a cidade também é importante. E digo isso, porque não é somente a Igreja: temos teatro, museus, biblioteca, um parque com espaço verde fantástico, e tantos outros atrativos. Por que não criar roteiros para o visitante, entende? Falta um pouco de amarração no setor. Isso até acontece, mas de maneira muito lenta. A verdade é que a cidade não acompanhou o crescimento do turismo, por isso acreditamos na causa e queremos contribuir para isto.

Com que periodicidade é atualizada a página "Trindadetur"?

O Portal funciona também como uma agência de notícias com foco no turismo, pois isso contamos com apoiadores como a Afipe e suas produções (paieterno.com), o jornal Cidade Agora Goiás (cidadeagorago.com.br), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Trindade), a Trindade FM87,9 e agora o Blog do Sérgio Vieira. Quase diariamente compartilhamos as notícias disponíveis que tenham ligação com o nosso público, que é o turista. São fontes muito boas de informações, então estamos sempre bem recheados de novidades, mas sem periodicidade rígida. A intenção futura é produzir também conteúdos exclusivos.

Comentários