Os ladrões estão ficando mesmo cada vez mais ousados, abusados. É ou não é?


Veja bem onde chegou a ousadia ou cara de pau mesmo dos ladrões, internautas frequentadores deste modesto espaço. Em Trindade a ladroagem agora age da seguinte forma, segundo temos ouvido vários relatos de quem já foi vítima ou conhece alguém muito próximo que sofreu semelhante dissabor. Preste bem atenção na desfaçatez dos amigos do alheio.

O sujeito está tranquilo e calmo em sua casa. Normal isso, não é verdade? Espírito desarmado, curtindo o aconchego do lar e eis que alguém bate palmas lá fora ou chama pelo interfone. De boa-fé, o dono ou dona da casa atende. A boa educação ensina agir assim desde criança, não há nenhuma novidade nisso. Mas o lobo em pele de cordeiro se apresenta como alguém que está cumprindo uma promessa, traz consigo uma caixa com a imagem de uma Santa qualquer.

“Você pode nos receber em sua casa pra gente rezar pela Santa fulana de tal?”, pergunta o ladrão fazendo-se passar por um devoto fiel. Até agora, quem abriu a porta de casa e deixou este tipo de sangue ruim entrar, passou maus bocados e ficou sem a maioria dos objetos de valor. Os caras, sem dó nem piedade, levam tudo o que podem carregar. E na caixa, em lugar de imagem de Santa, há, sim, é uma arma de fogo.

Sabe aqueles modelos que gente de bem só pode carregar se tiver porte de armas? Muito se falou que proibindo, criminalizando o porte de armas sem autorização no Brasil, a violência inclusive poderia recuar, estão lembrados dessa conversa? No entanto, os bandidos passaram a ficar cada vez mais fortemente armados enquanto que uma pessoa normal permanece mesmo é à mercê da bandidagem de toda sorte.

E deixo claro que não defendo a liberação do uso de armas de forma indiscriminada, mas também não vejo argumentos que me convençam quanto à eficiência dessa decisão, que até passou por um plebiscito, para fazer baixar os níveis alarmantes de violência urbana conforme assistimos nos dias de hoje.

Mas voltemos aos ousados ladrões de residência que agem por aqui e alhures, convém dizer. Outro truque usando pela malandragem, conforme ouvi recentemente, é fazer-se passar por profissionais que instalam TV a cabo. Mas, no meu modestíssimo entendimento, covardia mesmo é o cara se dizer agente de saúde, pedir para entrar na residência alheia a fim de verificar se há focos do mosquito da dengue. Infelizmente, já me contaram que isso já aconteceu aqui e ali. Lamentável demais tudo.

E o pior de tudo é saber que a polícia, principalmente a militar, realiza um monte de prisões, mas a legislação nativa é, dizem alguns entendidos de direito penal, muito branda e os caras estão ficando mesmo ousados, abusados demais. Se é verdade que o seguro morreu de velho, o melhor a fazer é estar permanentemente em alerta máximo, inclusive e principalmente dentro da própria casa. Eis uma regrinha de ouro, em termos de segurança. É isso aí!

Comentários