Só uma dúvida mesmo...


Saracoteando pelas ruas de Trindade nesses dias, eis que me deparei com faixas penduradas em vários postes na cidade parabenizado o prefeito Jânio Darrot (PSDB) pelo seu aniversário, no último dia 10 de outubro. E algumas faixas levavam lá a assinatura de algum político, inclusive o governador Marconi Perillo, do mesmo partido que Jânio.
Sempre em qualquer data comemorativa, principalmente no aniversário da cidade (acho que de qualquer cidade), aparecem outdoors de felicitações, mas com a figura em destaque de um político. Mais ou menos assim, aquela frase manjada de “Parabéns, Trindade pelo seu aniversário”, enquanto se vê em destaque a foto do político atencioso com a localidade por causa da efeméride.
Essa prática sempre me deixa uma dúvida a respeito da sinceridade e espontaneidade da iniciativa. Será que o objetivo é mesmo declarar à população do lugar que realmente considera importante a data em questão ou trata-se na verdade de se aproveitar o calendário para divulgar a própria figura pelos quatro cantos do município, sobretudo aqueles de maior visibilidade, evidentemente? Tenho cá suspeitas sérias de que a meta é mesmo propagandear a si próprio.
Mas acho que isso já foi incorporado aos usos e costumes políticos do povo brasileiro, uma vez que pouca gente parece presta atenção na propaganda em si ou dar importância a isso. Afinal de contas, se houvesse, digamos, um repúdio popular quanto a essa prática ninguém mais gastaria tempo, papel e, claro, dinheiro para uma propaganda dessas, pois sabemos todos que fazer outdoor e manter uma mensagem exposta por um período não custa baratinho não. E como o pessoal não costuma rasgar dinheiro, penso que usar esse tipo de artifício para aparecer deve ter sim os seus dividendos políticos também.
 

Comentários