Vem aí o Horário Brasileiro de Verão...

              
À zero hora do dia 20 de outubro terá início o Horário Brasileiro de Verão, edição 2013. E a coisa vai durar até o dia 16 de fevereiro de 2014. Os últimos dias desse horário, no meu entendimento, ninguém merece. Claro que certamente há quem goste, mas definitivamente, não é o meu caso.
Esse negócio de deitar à noite e ter que levantar e sair de casa para o trabalho, em busca do pão nosso de todo dia, ainda escuro, não me agrada nem mesmo sabendo que vou retornar para o aconchego do meu lar sob a luz do sol. Prefiro a coisa segundo aquele tradicional modelo da natureza, que o Pai criou e sempre deu certo.
A medida é necessária por questões de economia do consumo de energia elétrica? Que bom, mas faz tempo demais que a gente escuta essa justificativa. Cadê então os investimentos na geração e distribuição de energia por esse Brasil de meu Deu? É muito sacrifício a que se submete a população para pouca economia, sempre acreditei e os números divulgados ao final desses horários de verão mostram isso.
Crianças são obrigadas a sair de casa no maior breu do mundo logo cedo rumo à escola. Essa cena a gente se cansa de ver nos telejornais durante o período do horário de verão. Numa época em que o sentimento de insegurança pública é algo concreto que sujeito quase consegue tocar com as mãos, dá mais medo ainda pensar num filho da gente saindo de casa sozinho no escuro para ir estudar. Sensação horrível.
Lógico, as famílias que possuem carros e gente com horários disponíveis para levar e buscar as crianças para as escolas nesses horários do início do dia, tudo bem, mas a esmagadora maioria não tem essa possibilidade, esse conforto. Acho que as autoridades bem que podiam refletir um pouquinho mais sobre esse dado antes de instituir o horário de verão. Bom, isso é só minha opinião. O que não é muita coisa não, diga-se.

Comentários