Vereadora Tia Aninha comenta na tribuna a situação do comando do seu partido em Trindade com a saída do presidente para outra legenda.


Depois de um bom tempo, fui agora à noite até a Câmara Municipal de Trindade para assistir ao menos uma parte da sessão ordinária desta terça-feira (8). A vereadora Tia Aninha (PTB) convidou algumas pessoas do seu partido para que estivessem no Legislativo trindadense nessa noite, que começou chuvosa toda vida. E até o clima ajudou dando um refresco no calorão reinante ao longo do dia.

O plenário da Câmara Municipal estava com sua formação completa e o público presente à sessão igualmente era, digamos, de bom tamanho. Até o momento em que estive por lá assisti ao de sempre. Os vereadores que são contrários ao prefeito, realçando o que entendem ser o defeito da administração, já os favoráveis, enaltecendo o que consideram se tratar de pontos positivos.

A vereadora Tia Aninha, líder do prefeito Jânio Darrot (PSDB) no Legislativo municipal, depois de cumprir sua missão de defender a atual gestão, fez um breve pronunciamento a respeito da situação do seu partido. É que na hora crucial de definição das alianças e lançamentos de candidaturas nas eleições municipais do ano passado, eis que a cúpula regional da legenda passou o comando para Caio Flávio, destituindo a comissão executiva então liderada por Claud Wagner Gonçalves Dias.
Deu no que deu, o PTB elegeu apenas um vereador, Leofonso Teixeira Ramos (Felinho), hoje secretário municipal de Esportes, que assumindo uma pasta no Executivo abriu espaço para que a primeira suplente Tia Aninha pudesse assumir o mandato na Câmara de Trindade. Ou seja, o comando do partido em Trindade pode ter sido muita coisa, mas competente para fortalecer as candidaturas a vereador lá isso não foi mesmo não.
Na realidade, o grupo do partido que sempre teve força, e votos, lá na região leste, Aurimar Lima, Tia Aninha, João Piqui, Sirlei (Baixinho), reforçado por Felinho, conseguiu com que o partido fizesse até um bom papel nas eleições do ano passado, o que garantiu a participação de membros da legenda na equipe do prefeito Jânio Darrot que, além da Secretaria de Esportes, nomeou Caio Flávio para a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio.
E na tribuna da Câmara, a vereadora Tia Aninha lembrou a triste figura de alguém que provocou cizânia no grupo que estava homogêneo, assumiu o comando do partido e agora deixou a legenda e foi abrigar-se em outras paragens, mais precisamente no PHS. Pelo que se percebe, não deixou saudades não. Agora, a pergunta que não quer calar. A Secretaria da Indústria e Comércio (será extinta pelo projeto de reforma administrativa em votação hoje na Câmara Municipal) era da cota do partido ou da cota pessoal do então presidente?
Digamos que a Secretaria da Indústria e Comércio continue com esse status e a indicação seja do partido. Logo, este certamente será um tema a ser discutido em breve entre os petebistas de Trindade, pois o titular deixou de ser petebista recentemente. Ou seja, mais um assunto a ser tratado com o prefeito da “Capital da fé”.
 

Comentários

Carly Ferreira disse…
É meu amigo Sérgio Vieira, como sabemos as alianças feitas por ocasião da composição dos “apoios” a este ou àquele candidato, é sempre um tema polêmico. Acompanhamos pela mídia nacional, não muito tempo, representantes de um determinado partido dizendo que se o governo não indicasse alguém de seu partido para substituir o ministro que deixara o cargo, toda a bancada passaria a votar contra o governo.
Em linhas gerais, sabe-se que todo “apoio” tem seu “preço”. No âmbito das eleições municipais em 2012, não foi diferente. Tivemos casos de partidos políticos que “fecharam” com o então deputado Jânio Darrot, como foi o caso do próprio PTB, que em todos os comícios que tive a oportunidade de prestigiar, o Warley Lopes (voz oficial das campanhas do Jânio Darrot), sempre anunciava a presença do “presidente do PTB”, claro que o partido esperava sim ser agraciado com cargos na administração, o que de fato aconteceu.
Porém, vimos também que a campanha teve apoio de pessoas que independente de legenda, optaram por se dedicar a uma candidatura em que eles acreditavam e apostaram todas as suas fichas, como por exemplo, o casal Marcos Lago e Gerusia Moura (ambos do PR, partido que formou coligação com outra candidata). Aliás, o Marcos Lago, já abraça a ideia de ter Jânio Darrot na prefeitura, desde 2008 e foi uma das poucas pessoas a permanecer firme no “barco”, mesmo após a derrota, para o ex-prefeito Ricardo Fortunato. Nesse caso, entendo que a indicação à Secretaria de Comunicação Social, foi uma indicação para a pessoa do Marcos Lago e não para o PR.
Finalizando, entendo que a polêmica é valida e que a Vereadora Tia Aninha está coberta de razão ao defender os interesses de seu partido, pois este (PTB) teve sim o seu papel na vitoriosa campanha do atual prefeito.