E assim chegamos ao último mês do ano.





Pois então, caríssimos(as), já estamos em dezembro de 2013. Quer dizer que o ano está, digamos, pela bola 7? Acho que é isso mesmo. Vai ser vapt-vupt e 2014 apontará ali na nossa frente, sem a menor dúvida. Como a gente costuma dizer, o tempo está acelerado demais que nem vemos um mês passar. É tanta correria em busca do “pão nosso de cada dia” ou do dinheiro para comprá-lo, que nem percebemos as coisas passando e com elas, a vida também. É, alguém no comando tem pisado fundo acelerador do relógio.

Nessa época do ano sempre me lembro daquela mensagem de ano-novo (veja o vídeo acima) produzida pela Agência Styllus, uma criação do publicitário Hamilton Carneiro com o contador de causos Geraldinho, de Piracanjuda, já falecido, como propaganda da extinta Caixego, que dizia, mais ou menos assim: “Uái, sô! Tomara que esse ano que vem rompendo aí na cabeceira chega mais manso aqui pra nóis...”. Genial. Simples, direto, preciso naquilo que a gente sempre espera de um tempo novo, uma mudança no calendário que todos queremos seja melhor do que o tempo que passou.

É sempre desse jeito. No final de todo ano as esperanças de dias melhores se renovam nas pessoas, dá um certo ânimo novo como uma espécie de recarga na força viotal de cada um para continuarmos vivendo, buscando a realização de sonhos, a concretização de projetos, a conquista de objetivos e metas estabelecidas e que ganham enorme relevância nesta época, geralmente, entre o Natal e o ano-novo. Claro que na maioria das vezes acaba muita coisa ficando mesmo somente no querer. E afinal de contas, a vida ensina ou demonstra que nem sempre querer é poder.

O bacana disso tudo, penso cá comigo, é que estamos vivos. O coração está batendo no peito. Então ainda há esperança. E nesses derradeiros 30 dias dá tempo de tentar realizar aquele desejo ou vontade possível de ser alcançada. Melhor então ir à luta, caso a coisa valha a pena, evidentemente. Do contrário, aproveitemos o tempo que resta para fazer uma daquelas listas típicas da ocasião, relacionando o que queremos para 2014.

Nessa hora seria tão bom se a gente conseguisse pensar menos em ter as coisas, em conquistar posições no trabalho, na vida social, dando mais importância em tentar melhorarmos como pessoas. Pensa que isso fácil, internauta? Faça um teste você mesmo aí com a sua consciência e verá o que é bom pra tosse. Por exemplo, quero me tornar mais gentil com as pessoas, mais amável com meus familiares, mais dedicado e comprometido com meus estudos e no meu trabalho, mais confiável e presente com os meus amigos, mais solícito àqueles que me procuram, mais humilde em todos os meus relacionamentos. Vixe, não é mole não!


Mas certamente não deixa de ser um belo exercício de, como direi, aprimoramento pessoal em busca de uma vida melhor. Putz! Desconfio que isso aqui ficou parecendo com uma viagem na maionese. É, pior que é isso mesmo. Todavia, vou torcer bastante para que este último mês de 2013 seja repleto de boas notícias para cada um de nós, especialmente de vocês que visitaram este blog nesse ano prestes a acabar. É isso aí! Tenham um excelente mês de dezembro, amigos(as)!

Comentários