Entrevista: Arquidones Bites Leão Leite

Promover o crescimento do partido em Trindade, mas sem inchar a legenda.

Arquidones Bites acaba de ser eleito presidente do Diretório do PT em Trindade e pretende trabalhar pela formação dos filiados e crescimento sem inchaço do quadro partidário.


Nascido no Povoado do Cedro, zona rural de Trindade, Arquidones Bites Leão Leite (foto ao lado), é professor com 32 anos de profissão, hoje trabalhando na Escola Estadual Eurídice Santana Lima e no Colégio Estadual Divino Pai Eterno, Arquidones a direção central do Sintego, agora à disposição da unidade municipal. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1983, Arquidones participou da Comissão Executiva Provisória do partido entre 1984 e 1985 e posteriormente foi eleito presidente do diretório, após isso, reeleito por mais dois mandatos. Arquidones foi vereador em Trindade por dois mandatos. Agora Arquidones acaba de ser eleito presidente do PT de Trindade para um mandato de quatro anos. Veja a seguir os principais trechos da entrevista exclusiva com o presidente recém-eleito do PT.

O PT de Trindade viveu momentos de divisão nas últimas eleições, como está o partido agora?
Arquidones Bites - As divergências políticas ainda continuam, porém conseguimos formar uma chapa única, o que, acredito, será bom para o crescimento do PT em Trindade.

Quem acompanhou a gestão do prefeito Ricardo Fortunato (PMDB), que teve como vice-prefeito Arquivaldo Bites (PT), ficou com a impressão de que o partido não esteve efetivamente no poder. Qual sua opinião sobre a participação naquela administração?
Arquidones Bites - No início do mandato do ex-prefeito chegamos a ter a ilusão de que ele faria uma gestão democrática, inclusive indicamos o secretário da Educação, o professor Alaôr Dorneles. Indicamos também as companheiras Marlene Oliveira e Joana D'Arc Aguiar, nas Superintendências de Educação Física e Cultura. Porém, no primeiro ano percebemos que foi um enorme engano. Depois da saída do professor Alaôr e das companheiras da Prefeitura, permaneceram alguns petistas no governo. Mas o PT efetivamente não participava mais daquela administração, visto que o ex-prefeito não respeitou os compromissos feitos com o povo trindadense, principalmente no campo da Educação e da gestão pública, pela ausência de transparência e diálogo.

Alguma lição importante foi tirada daquele período?
Arquidones Bites - Nesse caso específico, aprendi que é muito importante manter a calma e ter paciência, que tudo passa. Precisamos aproveitar as coisas boas e dar nossas contribuições. No período da tempestade é preciso ter tolerância e compreensão para refletir e buscar novas alternativas.

Como ficou a composição do Diretório do PT de Trindade?
Arquidones Bites - Digamos que cada corrente indicou um terço dos membros. Os cargos da Executiva estão previamente definidos, porém prefeito esperar a posse, que será em breve, para divulgar os nomes, visto que ainda temos pequenas pendências. Posso adiantar que o vice-presidente deve ser o professor Wildes Rodrigues; o tesoureiro, o Arquivaldo Filho; e o secretário-geral será indicado pelo vereador Ricardo Marques.

Qual foi o ponto principal que permitiu esse acordo?
Arquidones Bites - Na vida é assim, tem momentos dos embates e tem momentos das conciliações. Vimos que seria bom para o PT de Trindade buscar uma chapa unitária. Na verdade, tinham sido registradas duas chapas, e por intermédio de uma comissão (não oficial) da Executiva Estadual, composta pelos companheiros Valminandes, Madson e Wilson Sodré, conseguimos chegar a um acordo. Foi uma negociação de vários dias, porém sem brigas e sem maiores dificuldades.

Qual será o maior desafio de sua presidência do PT de Trindade?
Arquidones Bites - Fazer as reuniões ordinárias, pelo menos de dois em dois meses. Implementar uma política de formação, pois assim o partido cresce, sem inchar. Queremos as pessoas de bem no PT, porém quem entrar nas fileiras do partido tem que saber o que o partido pensa. E como partido político temos que pensar nas eleições, tanto nas de 2014, como nas de 2016.

A presença de algum membro da família Bites no comando do PT de Trindade é motivo de crítica inclusive por pessoas ligadas ao partido. Como você vê este aspecto da sua militância?
Arquidones Bites - Como em nossa família tem vários militantes do partido muitas vezes isso acaba provocando ciúmes. Muito me honra que a maioria da minha família seja petista. Eu acredito no PT. Nunca me filiei em outro partido, tenho quase 31 anos de militância no partido.

A propósito, vocês centralizam mesmo as discussões e a condução do PT em Trindade?
Arquidones Bites - Se eu conduzisse o partido, se todas as minhas vontades fossem lei no partido, em 2008 o partido teria tido candidato próprio e não teríamos coligado com o ex-prefeito (Fortunato). A história revelou que eu estava com a razão. Acredito que se tivéssemos candidato naquela oportunidade teríamos eleito o prefeito do PT.

Como você analisa a presença do PT na política de Trindade atualmente? O partido é protagonista ou apenas coadjuvante?
Arquidones Bites - O PT em Trindade é um partido grande, com grandes lideranças. Nós somos protagonistas na política trindadense. Tenho comigo que ainda vamos administrar Trindade. Aí então vamos fazer uma gestão realmente democrática, ouvindo o povo e sendo transparantes.

O PT de Trindade lançará candidato a deputado estadual ou federal?
Arquidones Bites - Ainda é cedo para definir sobre candidaturas. Pessoalmente, devo apoiar meu irmão, Arquicelso Bites, para deputado estadual e o deputado Mauro Rubem, para deputado federal.

Como você está vendo o primeiro ano da gestão do prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB)?
Arquidones Bites - No segmento que eu milito, a Educação, teve o avanço do piso salarial do professor, porém ficou devendo o retroativo. Há questões importantes ainda pendentes como a eleição para diretor de escola, o instituto de saúde para os servidores, as devidas promoções para quem fez curso e reajuste para os demais servidores. Espero que no ano que vem ele [o prefeito] não espere a mobilização da categoria para reajustar o piso, pois logo em janeiro o piso será outro. O piso é lei e deve ser atualizado todo mês de janeiro.

O PT de Trindade tem um projeto de desenvolvimento pensado para a cidade?
Arquidones Bites - Conhecemos a realidade de Trindade e já apresentamos vários projetos de desenvolvimento para a cidade, porém Trindade vem crescendo a cada ano e precisamos debater as demandas constantemente e vamos fazer isso, pode ter certeza. Uma proposta é retirar da gaveta o Plano Diretor e efetivamente executá-lo. O Plano Diretor é uma ferramenta para que a cidade seja administrada com a participação popular. Ainda vamos administrar Trindade, acredito que logo a população vai nos dar essa oportunidade.

Dizem que a receita da Prefeitura de Trindade é pequena demais (mais ou menos 10 milhões de reais por mês) diante das carências da população local (mais de 100 mil habitantes). O PT de Trindade tem resposta para isso?
Arquidones Bites - Realmente a receita de Trindade não é muito grande, entretanto, planejando é possível fazer muita coisa com a receita que temos, sem falar da possibilidade de buscar recursos em outras esferas. Para isso é preciso de projetos. E para mim é o que falta.

Caso o PT elegesse o prefeito de Trindade qual seria a ênfase da administração?
Arquidones Bites - Primeiro lugar, dialogar com o povo; depois, ser transparante. Com isso, conhecer detalhadamente as demandas e fazer um planejamento sério. A partir desse estudo fazer uma política que dê atenção às áreas prioritárias do município como Educação, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, dentre outros. Na Saúde Pública de qualidade, priorizar a prevenção. Na Educação, buscar que os alunos da escola municipal sintam prazer em frequentar as aulas e ligar esse aprendizado de qualidade com esporte e a cultura. Para isso, é muito importante ter os trabalhadores da educação do lado da gestão. Aí é fundamental a valorização dos profissionais da Educação. Nas outras áreas também é prioridade contar com os trabalhadores do serviço público. Uma gestão séria tem que valorizar os servidores e buscar os servidores para juntos construir uma cidade melhor para a vida de todos e todas.

Comentários