Mais um capítulo na novela da crise no sistema de Saúde.


É de causar espanto na gente essa crise pela qual vem passando o serviço público de Saúde no Brasil inteiro e não apenas em Goiás. A situação é tão ruim que nem plano de saúde, daqueles que a gente paga caro demais da conta, cuja mensalidade já vem descontada no contracheque, representa garantia de qualidade no atendimento quando o sujeito precisa dos serviços médicos. É ou não é?

Agora de manhã, por exemplo, no Bom Dia, Goiás (TV Anhanguera), foi mostrado mais um drama para quem busca atendimento médico dessa vez como segurado do Ipasgo. A matéria apresentou uma mãe indignada porque está difícil encontrar médico para atender seu filho, ainda criança, na rede conveniada. No depoimento, a mãe avisa que criança em Goiânia não pode ficar doente à noite nem de madrugada. Dê um clique neste link e veja a matéria ~> http://migre.me/gM77V Note bem a que ponto já chegamos em termos de ruindade na prestação deste serviço essencial.

E para agravar um tantinho mais a situação, convém jamais esquecer que estamos falando de um plano de saúde que deveria garantir atendimento à pessoa, estamos falando de um cliente que paga mensalmente, sem choro nem vela, para tanto. Pensa, se a coisa é ruim para quem está pagando imagina só a aflição pela qual passa o sujeito que tem apenas uma única opção, a rede pública de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS). Realmente é de causar indignação na gente ver uma coisa triste dessas.

É quase que uma constante a imprensa mostra a situação caótica na qual vive o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO). É paciente saindo pelo ladrão, falta de material, gente padecendo sobre macas em corredores, enfermarias abarrotadas de doentes, enfim um quadro muito ruim de ser assistido até mesmo pela televisão. Quem dirá uma pessoa obrigada a vivenciar um perrengue desses. A coisa é muito séria, pois o serviço público de Saúde no Brasil inspira cuidados.

Saber o que precisa ser feito para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pelo serviço público de Saúde, imagino que as autoridades da área o sabem. Nas campanhas eleitorais sempre aparece candidato a governador com a receita pronta de uma Saúde melhor para os goianos. E não acredito que no quadro de pessoal deste serviço essencial impere a incompetência administrativa. Pelo contrário. Acredito na capacidade de realização das pessoas.

Talvez esteja então faltando é a maior cobrança da população, sobretudo dos usuários do serviço público de Saúde, seja aos gestores imediatos, seja ao secretário de Estado da Saúde, seja ao Governador de Goiás. Esse pessoal precisa solucionar esse problema e não pode ser, digamos, para 2015. Bem, pelo menos é essa minha visão da coisa e opinião a respeito de um problema sério que aflige milhares e milhares de goianos.

Comentários