Sobre a construção de uma nova sede para a Prefeitura de Trindade.


Hoje pela manhã estive ali nas proximidades do prédio da Secretaria Municipal da Saúde, no antigo Fórum de Trindade. Como aquela praça é, desculpem-me os sensíveis, feia demais da conta. E penso eu que com um pouco de esforço da Prefeitura Municipal é bem possível tornar aquele logradouro público com uma aparência muito melhor. A questão é querer fazer isso acontecer, pois não duvido da capacidade do pessoal que trabalha na administração da cidade não.

Mas não é a pouca beleza ou o excesso de feiúra que mais me chamou a atenção. Fiquei pensando é no seguinte. A sede da Prefeitura de Trindade, na Praça Constantino Xavier, fiou pequena demais para sediar as secretarias municipais e já faz tempo que isso ocorreu. Nenhum prefeito nos últimos, digamos, 20 anos demonstrou qualquer preocupação com este problema. Verdade! A coisa é séria, pois resulta em gastos com o pagamento de aluguéis para que órgãos públicos municipais possam funcionar espalhados por tudo quanto é lado na cidade.

Como já disse, nenhum prefeito se preocupou em construir uma nova sede para a Prefeitura. Ah, falta dinheiro para tanto! É claro que dinheiro nunca existe. Só que os caras foram eleitos para resolver problemas e principalmente agora vereadores, secretários municipais, prefeito e vice-prefeito estão com salários muito além de razoáveis, se observado o mercado de trabalho goiano nos dias de hoje. É ou não é bacana um contracheque de 10 mil reais, caso dos vereadores e secretários municipais? Pois então. Convém mostrar serviço ao distinto público pagador de impostos, não é mesmo?

Onde funciona a Prefeitura Municipal, na verdade, devia estar em operação uma espécie de Centro Cultural, com restaurantes, lanchonetes, lojinhas de artesanato, essas coisas. Estava ontem na Praça Constantino Xavier, na segunda noite do Festival Gastronômico de Trindade e fiquei um pouco pensando que aquele tipo de atividade devia ser uma rotina no local. Ali deixou, faz tempo, insisto em afirmar, de ser ideal para estar a sede do poder Executivo de Trindade, também por questões financeiras como afirmei nos parágrafos anteriores.

E isso tudo começou observando uma outra praça, aquela onde já funcionou o Fórum de Trindade, vale retomar o início da conversa. Na minha modesta opinião, ali seria um lugar melhor para se construir a nova sede da Prefeitura de Trindade. Ah, mas aquilo agora pertence ao Tribunal de Justiça de Goiás. Pois é. Algum gestor municipal teve a brilhante ideia de construir o prédio e doar para o Tribunal. É um complicador? Evidentemente que sim. No entanto, prefeito e presidente do Tribunal estão aí para se sentar à mesa de negociações e chegar a um denominador comum, qual seja, retornar aquele prédio ao patrimônio municipal para se poder edificar a nova sede do Executivo municipal, se alguém entender que isso é bom e necessário para a municipalidade, é lógico. Simples assim? Nem tanto, mas o Tribunal de Justiça já construiu um novo Fórum na cidade, em terreno doado pelo município. Então, por questão, vá lá, de justiça, vale a pena devolver o outro prédio de fato e de direito para a Prefeitura, caso esta demonstre interesse em tal procedimento.

Na verdade, o que não deve continuar é a Prefeitura ficar onde está, sangrando os cofres municipais com o pagamento de aluguéis para que órgãos possam funcionar espalhados pela cidade por falta de espaço próprio da municipalidade. Enquanto isso chegamos a um estágio em que é preciso fazer algo também em favor do turismo na cidade. Na minha opinião, a instalação, de novo, de um centro de cultura onde hoje é a Prefeitura poderia muito bem ajudar na promoção do turismo na “Capital da fé”. Tem tempo que o poder público não atua como indutor do desenvolvimento econômico da cidade. Essa é uma oportunidade para se agir neste sentido, ouso crer.

Além do mais, a construção e a transferência da Prefeitura para a praça onde já funcionou o Fórum de Trindade certamente representará um incentivo para o desenvolvimento da região onde hoje estão instalados o Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin), o Fórum da Comarca, o Cartório Eleitoral de Trindade e a Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Trindade. Claro que não sou o dono da verdade e isso aqui é só uma sugestão. Mas sinceramente, acho que faz sentido pensar numa iniciativa assim. Que tal?

Comentários