Breves comentários a partir de uma conversa com o vice-prefeito de Trindade, Gleysson Cabriny.


Na última reunião do ano do Curso Intensivo e Vivencial do Casamento (CIVC) de Trindade, no domingo (8), tive a oportunidade conversar um pouco com o vice-prefeito aqui da “Capital da fé”, Gleysson Cabriny (PSDB). Aos 37 anos, o jovem político, com barba de um pouco mais de duas semanas, imprimindo um certo ar de maturidade, demonstrou estar vivendo um momento de serenidade em sua vida e especialmente na política.

É claro que perguntei ao Cabriny como andam os preparativos para a campanha a deputado federal. Afinal, a gente tem ouvido falar nos bastidores da política de Trindade desse disposição do jovem político trindadense. A resposta foi de alguém que está olhando o panorama, estudando as diversas variáveis envolvidas numa decisão importante como essa. “Ainda não defini nada, e até penso em ficar quieto e não disputar nada neste ano”, revelou Gleysson Cabriny.

E faz sentido, gente. Uma candidatura a deputado federal, não é segredo para ninguém, requer dinheiro demais da conta para bancar a campanha e o sujeito precisa amealhar alguma coisa acima de 100 mil votos para ter chances de conquistar uma das 17 vagas de deputado federal, nas eleições de outubro de 2014. Antes da pessoa se aventurar numa empreitada barra pesada dessas convém realmente analisar tudo com serenidade, botando os prós e os contra na ponta do lápis, como se diz.

Digamos que a existe um outro complicador. A candidatura de Giusepe Vecci (PSDB), Secretário do Planejamento do Governo de Goiás, é considerada assim como fava contada. Trata-se de um dos principais colaboradores do governador Marconi Perillo (PSDB), todos sabem disso. Se Vecci entrar realmente nesta peleja eleitoral certamente contará com o apoio do governador que também deverá disputar a reeleição no próximo ano. E isso é um trunfo e tanto.

Dada a proximidade entre o prefeito de Trindade Jânio Darrot (PSDB) e o governador Marconi Perillo, muita gente entende que Darrot e seu grupo apoiarão a candidatura de Vecci para a Câmara dos Deputados. Logo, um candidato trindadense, digamos, Cabriny para o mesmo cargo, embolaria o meio de campo do grupo político tucano na “Terra Santa”, um dos 6 maiores colégios eleitorais de Goiás, vale salientar. Quer dizer, disputar numa situação dessas nem sempre é a melhor pedida.

Por outro lado, imagino, uma candidatura de Gleysson Cabriny a deputado estadual pode sim encontrar terreno mais propício, porém isso poderá desencadear algum desconforto na chamada base aliada municipal, caso essa quantidade de outros nomes que estão se lançando candidatos a uma das 41 vagas na Assembleia Legislativa de Goiás de fato se confirme. Até porque, todos os candidatos com alguma ligação com o atual prefeito de Trindade certamente pensa em ter o apoio, no mínimo, formal de Jânio Darrot.

Retornando ao começo para finalizar, Cabriny parece estar tranquilo e seguro para decidir o que melhor convier para sua trajetória política, considerando sempre o fato de que pertence a um grupo político. A decisão, nestas situações, pode e deve ser fruto de muita conversa e análise racional do contexto político.

Comentários