Hora de refletir se vale a pena entrar na disputa por uma vaga de deputado estadual.


Neste fim de semana conversei com Valdivino Barbosa agora no PSB, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Trindade, que decidiu deixar o PT de Trindade, do qual também era o presidente, para dar um novo rumo em sua trajetória política. Houve uma espécie de perda total de vontade de permanecer na legenda e o melhor a fazer, no entendimento do ex-vereador, foi mesmo recomeçar a militância em outra sigla.

Valdivino Barbosa tem agora a oportunidade de se candidatar a deputado estadual nas eleições de outubro de 2014, conforme declarou o próprio presidente do partido em Trindade, Valdenir Vieira, conforme se lê em post aí embaixo. A disposição da legenda é ter candidato a uma das 41 vagas na Assembleia Legislativa de Goiás por Trindade também. Logo, o espaço está aberto para que Barbosa possa tentar conquistar uma cadeira no Palácio Alfredo Nasser, em Goiânia, na sede do Legislativo goiano.

Mas no bate-papo com Valdivino Barbosa percebi que existe ali uma forte dose de bom senso. Não dá para entrar numa disputa tão acirrada como é a eleição para deputado estadual sem que o candidato tenha condições de montar uma estrutura condizente com a importância do que está em jogo. E estruturar uma campanha em nível estadual não custa barato de jeito nenhum, todos sabem disso. Por melhor que seja a pessoa, apenas com um bom nome e competência, dificilmente o sujeito consegue votos suficientes para conseguir mandato parlamentar.

Tem gente mais ou menos entendida em custos de campanha eleitoral dizendo que para disputar cargo de deputado estadual nas eleições do próximo ano, dificilmente o candidato gastará menos do que 5 milhões de reais. É muito dinheiro! Mas quando você pensa em gastos com cabos eleitorais, material impresso, jingles, vídeos, carros de som, combustíveis, bandeiras, fotos, enfim toda essa quinquilharia sem a qual não se torna conhecido do distinto eleitor, é claro que a cifra mencionada passa a fazer todo o sentido.

E pensando assim, Valdivino Barbosa analisa com calma e objetividade, quer dizer, com os pés no chão, sua possível candidatura a deputado estadual. Afinal, candidatar-se apenas para ser mais um entre tantos concorrentes, não faz parte dos objetivos do ex-vereador. A questão é continuar trabalhando sério para estruturar a campanha e entrar bem na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. Não é mesmo fácil, mas impossível também não é de maneira alguma.

Comentários