Entrevista: Alair de Paula

Fica impossível fazer uma boa campanha sem o auxílio do poder público.

Na opinião do editor do jornal Informativo Trindadense e comentarista das transmissões dos jogos do Trindade Atlético Clube pela Rádio Trindade FM, o custo-benefício para a Prefeitura Municipal fica barato pois o futebol é uma mídia barata para divulgar a cidade.


Profissional da comunicação com quase 40 anos de atuação no rádio, Alair de Paula também publica o jornal Informativo Trindadense há 20 anos seguidos em Trindade. Isso faz do jornalista uma das figuras mais influentes da “Capital da fé”, alguém capaz de influenciar decisivamente na formação da chamada opinião pública local, quer seja em assuntos políticos, quer seja a respeito do futebol. Pelo segundo ano consecutivo à frente das transmissões de jogos do Trindade Atlético Clube (Tacão) no Campeonato Goiano de Futebol ao lado do seu filho Daniel de Paula, pelas ondas da Rádio Comunitária Trindade FM (87,9), conversamos com exclusividade com Alair de Paula sobre a participação da equipe trindadense no Goianão 2014. Profundo conhecedor das tricas e futricas dos bastidores do futebol goiano, Alair de Paula afirma ser “impossível fazer uma boa campanha” sem contar com a ajuda financeira das prefeituras. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

Quanto tempo de radialista você tem?
Alair de Paula - Iniciei exatamente em 1975, na Rádio Clube de Goiânia (hoje rádio 730), que funcionava na Av. Goiás no centro de Goiânia no prédio da extinta Folha de Goiás. Depois fui para a Rádio Difusora de Goiânia, onde comecei no esporte, na equipe “Seleção do Povo” do comentarista esportivo Mané de Oliveira. Em seguida, trabalhei na Rádio Anhanguera (hoje CBN), equipe os “Donos da Bola”, com Jurandir Santos e Joel Fraga. Em 1986, transferi para a Rádio Brasil Central (RBC) onde já estou há 28 anos. Então, já milito no rádio goiano há 39 anos.

Quanto tempo você atuou em transmissão esportiva na RBC?
Alair de Paula - Bem, na equipe de esportes da Rádio Brasil Central, atuei no auge do “Escrete de Ouro”, durante 18 anos. Agora, estou no departamento de radiojornalismo da RBC, onde estou há 10 anos e estou gostando dessa nova experiência.

Com relação ao Goianão 2014, por quê o Trindade começou tão mal na competição?
Alair de PaulaAcho, com toda sinceridade, que houve um equívoco do técnico Rubinho, em relação à escalação da equipe nos dois primeiros jogos contra Grêmio Anápolis e Vila Nova, quando perdemos estes dois jogos consecutivos. O Tacão vinha de uma campanha maravilhosa na Divisão de Acesso e o time tinha uma base, mas o treinador Rubinho sacou do time titular craques como Cléber Goiano, Juliano e Dinei, colocando Valter Minhoca, Ricardinho e Rômulo. Não deu certo porque o time não tinha nenhum entrosamento e essa mudança não deu resultado dentro de campo e o time acumulou duas derrotas seguidas. Depois, o treinador Rubinho retornou com a base da Divisão de Acesso e o time engrenou novamente.

Trindade tem time para figurar entre os 4 melhores que farão as semifinais?
Alair de Paula - Sim. A campanha até agora é espetacular (a melhor em campeonatos da primeira divisão). Estamos no momento entre as quatro prováveis equipes que farão a próxima fase, à frente inclusive do poderoso Atlético goianiense que tem 15 pontos ganhos. O Tacão soma 16 pontos ganhos no grupo A e só está atrás do Goiás que é o melhor time do campeonato com 25 pontos ganhos. Agora vou fazer uma alerta ao presidente Mauri Rios e ao querido Daniel Reis: é preciso atenção aos bastidores nestes últimos jogos. Ano passado, fomos surpreendidos em Anápolis por uma arbitragem tendenciosa. Todo cuidado é pouco, principalmente na escolha de juízes. É preciso exigir a escalação de árbitros de ponta a partir de agora. Na partida, Trindade 3 X 2 Aparecidense, o juiz Leandro Cardoso prejudicou o Tacão expulsando três jogadores do time trindadense e distribuindo 12 cartões amarelos.

O nível técnico das equipes está muito baixo ou é só uma impressão equivocada deste blogueiro?
Alair de Paula - Olha Sérgio, este ano, o Campeonato Goiano teve alterada a sua fórmula de disputa em relação aos anos anteriores em razão da disputa da Copa do Mundo no Brasil que será de junho a julho deste ano. Então, a competição encurtou. Com isso, as equipes não fizeram altos investimentos em contratações em virtude do pouco tempo de disputa. E isso, é natural que o nível técnico esteja inferior ao de outros anos.

O que tem sido o diferencial do Trindade até agora no campeonato?
Alair de Paula - Acho que a união do grupo tem feito a diferença. O grupo está fechado e por isso os resultados estão aparecendo. É claro, que o time tem algumas deficiências. Por exemplo, falta um goleador. O nosso centroavante Rômulo marcou apenas 2 gols em todo campeonato e isso é muito pouco para um atacante matador.

O que precisa ser feito para Trindade deixar de depender tanto da ajuda da Prefeitura?
Alair de Paula - Não tem jeito. Fazer futebol profissional é muito caro. Fica impossível fazer uma boa campanha sem o poder público. O custo-benefício é muito barato para uma cidade, porque não há nada no mundo que divulgue uma cidade e um político como o futebol. Se fosse para pagar mídia no horário nobre da TV custaria uma fortuna e com o futebol essa mídia é de graça. E um outro detalhe, o futebol é lazer. O prefeito Jânio Darrot é um político de visão e inteligente e percebeu que o futebol é a alegria do povo e está promovendo investimentos em nosso time de maneira correta. Os repasses somente são feitos após a prestação de contas da diretoria do Tacão, isso mostra transparência e não há desvio do dinheiro público.

E essa violência do de Goiás e Vila Nova afasta a torcida trindadense do estádio?
Alair de Paula - Sim. O último Vila Nova e Goiás, tivemos pouco mais de 6 mil torcedores no Serra Dourada. Isso é preocupante. As famílias não vão mais assistir a esse clássico. A violência e as transmissões ao vivo pela TV afastam mesmo o torcedor. É preciso estudar uma nova fórmula de acabar com essas torcidas organizadas briguentas, senão nunca mais veremos um Vila e Goiás no Serra Dourada com 65 mil torcedores.

Já é possível fazer uma aposta segura sobre qual equipe será campeã goiana este ano?
Alair de Paula - Creio que o Goiás está sobrando e vai ser campeão com facilidade. No entanto, como diria o locutor Edson Rodrigues, em futebol tudo pode acontecer. Não vejo outro cenário a não ser este. O Goiás será mesmo o campeão de 2014, o Atlético não está no páreo.

Comentários