Pensando sobre ir ou não ir ao estádio de futebol...


Hoje eu até estava pensando na possibilidade de ir ao Estádio Abrão Manoel da Costa para assistir ao embate entre o Trindade Atlético Clube, o Tacão, com a Anapolina, a Xata. Partida que vale pela quinta rodada do campeonato goiano de futebol de 2014. É, amigos, eu estava pensando sério, mas mudei de ideia agorinha mesmo. Eita, falta de coragem!

O principal motivo da desistência, não foi a minha preguiça dominical não, mas tem a ver com o fato de que a TV Anhanguera anunciou que fará a transmissão deste jogão de bola, Tacão X Anapolina. Com isso, pesando os prós e os contra, não deu outra. Assistir à partida no aconchego da minha humilde residência é, sem dúvida, a melhor opção.

Os cartolas agendam jogos de futebol no Brasil em horários absurdos. No meu modesto entendimento a coisa chega a ser desrespeitosa mesmo com o público e os jogadores também. Estamos em horário de verão, os caras lá em Brasília mandaram adiantar os ponteiros dos relógios em uma hora, mas a Natureza não segue determinações dos governos brasileiros. Daí, às 17h o sol está a todo vapor porque, na verdade, são 16h. Devia ser proibido jogar bola sob uma “lua” dessas, penso eu.

É ruim para os atletas, mas não é nada agradável para o torcedor também ficar tomando sol na moleira nas arquibancadas dos estádios deste País, um “berço esplêndido”. Os gestores responsáveis pelo futebol no Brasil têm sorte demais da conta. É que as pessoas gostam tanto da coisa que nem exigem mais conforto e segurança nos estádios, horários mais adequados para a prática esportiva e, evidentemente, condições melhores para se assistir e torcer pelo clube do coração.

Sabe-se que esses horários malucos, inadequados, pouco recomendados para se jogar bola, tem a ver com a grade de programação da televisão, à frente a Rede Globo e suas afiliadas que compram o direito de transmissão da maioria das partidas dos campeonatos de futebol em terras brasileiras. Primeiro vem as novelas, telejornais, filmes, humorísticos pouco engraçados de domingo, para só depois, se exibir o futebol. E ficar sem a grana da televisão os clubes realmente não querem e, penso, não podem também. Todavia, o produto é bom, dá audiência, e os cartolas deviam negociar melhor isso.

O pessoal que trabalha com esportes já notou que há jogos demais, campeonatos além das medidas acontecendo simultaneamente, banalizando a coisa. Isso cansa atletas e torcida, bobagem tentar negar. E se numa dessas os torcedores resolverem ficar em casa? Jogar bola em estádio vazio ninguém gosta e a repercussão pode acabar prejudicando os bolsos dos donos do futebol que, dizem ser uma “caixinha de surpresas”. E surpresas podem ser agradáveis ou não, convém lembrar.

Comentários