Torcedores de novo dão espetáculo de violência nas arquibancadas do Serra Dourada

Leio no jornal O Popular deste domingo (16) que o clássico Vila Nova 1 X 3 Goiás, ontem no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, foi bonito de se ver dentro de campo. A partida válida pela oitava rodada do Campeonato Goiano de Futebol teve domínio esmeraldino, conforme demonstra inequivocamente os 22 pontos do time da Serrinha, resultado de 7 vitórias e um empate. Enquanto isso, o Tigrão conquistou somente 10 pontos até agora, com 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, uma campanha fraca, inclusive o time saiu da zona de classificação à semifinal do Goianão 2014.

A notícia triste é que os 6.089 pagantes que assistiram a este jogo de bola formaram o menor público do maior clássico do futebol goiano, na última década. E isso é algo muito sério, porque demonstra de forma inegável que a maioria dos torcedores tem evitado ir ao estádio mesmo nos jogos dos principais times do estado. E todo mundo sabe que futebol fica bem melhor com as arquibancadas lotadas e aquele barulhão produzido pelas torcidas.

Num quadro desses, o racional seria haver ações visando tornar a ida ao estádio um programa atrativo para os torcedores e também para aquelas pessoas que nem gostam tanto assim de futebol mas apreciam bons espetáculos esportivos. Todavia a irracionalidade, sobretudo de gente ligada às torcidas organizadas, tem dado um tom até meio sombrio às partidas de futebol. Sempre às vésperas de Goiás e Vila a gente ouve dizer que a polícia militar e as equipes do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) terão trabalho redobrado. Invariavelmente é isso o que vem acontecendo.

É um espanto o que os caras fazem nas arquibancadas dos estádio e, claro, também por onde grupos de torcedores vão passando. Fica sempre um rastro de violência gratuita por onde esse pessoal vai passando que dá medo na gente. A capa da edição deste domingo do jornal O Popular mostra um cara vestido com camisa verde (deve ser do Goiás) dando uma pezada em um policial militar. É de arrepiar! Se o sujeito tem coragem para fazer isso num local em que há câmeras de televisão e fotógrafos pra tudo quanto é lado, sob a luz do sol, e contra um policial, pensa bem no que se pode esperar da criatura. Mais de 40 prisões foram feitas pela polícia depois da baderna. Mas isso não mete medo nos caras não.

Definitivamente, não dá para entender o motivo para tanta violência praticada por torcedores em estádio de futebol. Não consigo encontrar sentido nesse tipo de comportamento. O cabra sai de casa e vai assistir a uma partida de futebol para brigar, bater e apanhar, xingar e ser xingado. Não, isso não é normal. E por causa disso gente menos disposta a participar ou assistir às confusões prefere ficar no aconchego do lar. Coisa com a qual estou em absoluta concordância. Assistir aos jogos de futebol está se tornando uma aventura arriscada demais da conta. O país do futebol precisa se mexer, pois não há paixão que resista a maus tratos assim.

Comentários