Antonio Gomide é mesmo pré-candidato a governador de Goiás.


Agora é oficial, e ficou ainda mais difícil haver recuos, pois os 328 delegados do PT presentes (o esperado era 350), durante encontro regional na Câmara Municipal de Goiânia, por unanimidade, aclamaram Antonio Gomide, prefeito de Anápolis, como o pré-candidato do partido a governador de Goiás para as eleições de outubro deste ano. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), claro, esteve presente no encontro também. Arquidones Bites, presidente do diretório do PT de Trindade, Marlene Oliveira, Arquivaldo Bites, e o vereador Ricardo Marques, estiveram e votaram na reunião que definiu o nome petista que disputará o comando do Governo de Goiás.

O jornal O Popular deste sábado (29) publicou matéria em que Iris Rezende (PMDB) joga a toalha e retira seu nome da peleja eleitoral. O que o ex-governador queria, segundo a matéria, era manter a aliança PMDB-PT para as eleições deste ano. Mas o empresário Júnior Friboi, neo-peemedebista, fincou pé, declarou-se candidato custe o que custar, pouco se importando com a manutenção do acordo vitorioso nas eleições municipais entre peemedebistas e petistas, inviabilizando assim a realização de aliança já no primeiro turno.

E é compreensível que Iris tenha tentado manter o acordo, porque o PMDB velho de guerra virou freguês do grupo político liderado pelo atual governador Marconi Perillo (PSDB), em boa medida, por causa das dificuldades em fazer alianças mais consistentes. Ou seja, na base do eu sozinho a vitória nas urnas se torna algo extremamente complicado. Lógico, impossível em política é coisa que não existe, mas fechar portas para acordos definitivamente não é, como posso dizer, sinal de inteligência para o jogo.

Gomide agora tem garantia de que pode mesmo renunciar ao mandato de prefeito de Anápolis, pois, no mínimo, será candidato a governador. E melhor, se Júnior Friboi não conseguir convencer os peemedebistas todos, Gomide poderá arrastar para sua candidatura aquela parcela que apoia Iris Rezende e que estará contrariada pelos rumos e a forma como está sendo conduzida a postulação de Friboi. Agora, ninguém pode menosprezar a capacidade de convencimento que o empresário detém e nunca escondeu ser o maior trunfo: dinheiro à vontade para bancar campanhas de aliados, além da sua própria.

Com a decisão de hoje os petistas dão a largada para a campanha e demonstram que vão para a disputa com um nome cuja gestão à frente da prefeitura de Anápolis tem sido bem avaliada pela população local, não possui desgastes junto à opinião pública e poderá aglutinar parte significativa das legendas mais à esquerda. E no frigir dos ovos isso conta muito ponto até mesmo para a campanha presidencial em terras goianas. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Amigo Sérgio Vieira, não existe nenhuma possibilidade de recuo da candidatura do Gomide governador. Inclusive o Diretório Nacional do PT já definiu que em Goiás será respeitado a decisão local. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já esteve em Goiânia para hipotecar apoio a candidatura do Gomide e provavelmente ele estará em Anapolis no dia da descompatibilização do Gomida da prefeitura da cidade.
Foram eleitos 352 delegados, porém faltaram 24 por problemas pessoais. Mas como você já afirmou, o nome do Antonio Gomide foi aprovado por unanimidade, inclusive com os votos dos delegados de Trindade, que foi eu e Marlene, porém estavam presentes no evento mais de duas mil militantes, que voltaram para suas cidades com uma animação muito grande.
Fiquei muito emocionado no encontro e estou com muita esperança na eleição do Gomide.
Unknown disse…
Parabéns Sérgio Vieira, seu blog foi o primeiro meio de comunicação a noticiar a oficialização da candidatura de Antonio Gomide governador.
Mostrou eficiência na comunicação. Logo que terminou a votação que aprovou a candidatura de Antonio Gomide governador o seu blog noticiou o fato.