Futebol: O Goianão 2014 chegou ao final, com Goiás e Atlético decidindo o título.


Para surpresa de seu ninguém que está acompanhando o Goianão 2014, Goiás e Atlético estão na final da disputa e pela quarta vez consecutiva, vale lembrar. O Campeonato Goiano de Futebol está em cartaz há 71 anos e a hegemonia dos dois clubes da capital se consolidou na última década, conforme bem demonstrou Roberto Sampaio, da Coordenadoria Técnica da Federação Goiana de Futebol, no site http://www.fgf.esp.br. Afinal, nos últimos nove anos, por sete vezes, estes mesmos dois times foram os protagonistas da final do campeonato.

O Goiás conquistou o primeiro lugar no Grupo A ao somar 34 pontos conseguidos em 14 jogos, com 10 vitórias e 4 empates, na fase de classificação. Já o Atlético, no mesmo Grupo A, fez 14 jogos também, mas chegou a 23 pontos, com 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. A equipe esmeraldina teve pela frente o Goianésia, na semifinal. Sem maiores problemas, o time da Serrinha empatou em 1 a 1, em Goianésia, e venceu por 3 a 0 a segunda partida. Já o Atlético enfrentou a Anapolina, empatou também o primeiro jogo, em 1 a 1, mas derrotou a Xata pelo placar de 3 a 0.

Pelo desempenho ao longo do campeonato, lógico que o Goiás é o favorito para vencer o Atlético e conquistar o título de campeão goiano deste ano. Mas, é bom dizer, futebol é um esporte estranho no qual nem sempre a melhor equipe termina em primeiro lugar. Não é raro times inferiores surpreenderem em campo e roubar a cena ao favorito, levando junto o troféu também. Por isso mesmo é que todo cuidado é pouco, quando o assunto é final de campeonato. É preciso estar “sempre alerta” nos 90 minutos de jogo. Que vença o melhor e que este seja o Goiás, ora pois!

Lamentável
A nota triste deste Goianão ficou por conta do Trindade mesmo. Tido como a sensação do campeonato, pois nas 14 partidas jogadas, o Tacão somou 20 pontos, com 6 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Fez uma campanha elogiável até chegar o dia em que bateu de frente com o fraco Anápolis que fugia do rebaixamento. Isso foi no dia 16 de março (domingo), às 16 h, em pleno Estádio Abrão Manoel da Costa, na “Capital da fé”. Bastava uma vitória para o Tacão conquistar a vaga entre as 4 equipes semifinalistas, mas para a decepção geral da torcida e de simpatizantes do time da “Terra Santa”, o Anápolis aplicou uma goleada de 5 a 1 no Trindade. Triste, né?

A vitória e a derrota fazem parte de qualquer competição. Não dá para ganhar todas nem para perder sempre. E no futebol tem ainda o empate, cumpre registrar. Por isso mesmo, o torcedor que realmente gosta desse esporte assimila bem quando o seu time deixa uma disputa, digamos, caindo de pé. Ou seja, perdendo o jogando mas atuando com garra, honrando a camisa. Quando, ao contrário, na arquibancada a torcida vê o atleta em campo fazendo corpo mole, tirando o pé na hora da bola dividida, não tem jeito. É decepcionante, frustrante.

E foi essa a sensação com a qual os torcedores do Trindade saíram do Estádio Abrão Manoel da Costa depois de ver um time apático dentro de campo, sendo derrotado por 5 a 1 e por uma das equipes mais fracas do campeonato, o Anápolis. E acho até que os atletas não pensam muito como profissionais coisa nenhuma. Afinal, qualquer dirigente de um clube de futebol se tiver, um dia, analisando a contratação de um dos jogadores que atuaram pelo Trindade naquela fatídica partida contra o Anápolis e se lembrar do que aconteceu, buscará outro atleta no mercado. Até porque, os clubes de futebol vivem de resultados, de bons resultados de preferência.

Mas a vida é assim, o que passou, passou. Bola pra frente e tomara que em 2015 o Trindade consiga reeditar seus melhores momentos deste ano e que os jogadores possam fazer um papel bonito de se ver, perdendo ou ganhando, mas jogando bola de verdade.


Comentários