Possibilidade de muitos candidatos a deputado por Trindade nas eleições de outubro deste ano.


Tenho conversado nos últimos dias com alguns políticos da "Capital da fé" e também com pessoas que acompanham as "tricas e futricas" da política local. Tente adivinhar, internauta curioso, qual o motivo de tanta disposição em conversar a respeito deste momento de pré-campanha eleitoral, cujas eleições se realizarão em outubro próximo? Claro, tudo a ver com a tentativa de saber quais são os caras realmente dispostos a se candidatar a deputado estadual e federal, tendo como principal base em Trindade.

Pois bem, confesso ter ficado algo surpreso sim ao verificar que, no mínimo, há dez potenciais candidatos a deputado estadual e dois possíveis concorrentes ao cargo de deputado federal. Isso, evidentemente, considerando políticos com atuação local ou cuja principal base eleitoral seja a "Velha Trindade da fé e do amor", conforme canta o Valter José, o Valtinho.

Veja aqui os nomes que tenho ouvido bastante como pré-candidatos. Pensando seriamente em disputar uma das 41 vagas de deputado na Assembleia Legislativa de Goiás: Antonio Carlos (PDT), Caio Hobby Shop (PHS), Dária Rodrigues (PP), Gleysson Cabriny (PSDB), Hélio Braz (PPL), Marcos Lago (PR), Nélio Fortunato (PMDB), Reginaldo do Palmares (PSB), Ricardo Marques (PT) e Rui Figueiredo.

Por sua vez, de olho em uma das 17 vagas na Câmara dos Deputados, lá em Brasília, no Planalto Central, tenho ouvido bastante falar, logicamente, na Flávia Morais (PDT), já exercendo o mandato naquela Casa, mas o atual vereador de Goiânia, Tayrone Di Martino (PT) tem tido seu nome muito comentado como candidato a deputado federal também.

Nos últimos dias surgiu a notícia de que o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Robson de Oliveira Pereira, teria declarado ao jornal Informativo Trindadense que ficará longe de campanhas políticas a partir de agora, e que nem Gleysson Cabriny nem Tayrone disputarão votos com seu apoio. É amplamente conhecida a ligação entre Cabriny, Tayrone e o Padre Robson. Daí, a declaração botou um ponto de interrogação nos ânimos de possíveis apoiadores das duas possíveis candidaturas, mas "política só tem porta de entrada", segundo gosta de dizer o ex-prefeito de Trindade, Valdivino Chaves Guimarães (PSD). Então, é bem possível que Cabriny e Tayrone terminem fazendo suas respectivas campanhas em dobradinha, a partir de 5 de julho deste ano. Um, buscando vaga de deputado estadual; o outro, por seu turno, disputando uma cadeira na Câmara dos Deputados. É esperar para ver no que isso vai dar.

Mas sempre é tempo de notar o seguinte, tantas candidaturas poderá muito bem dividir demais os votos dos mais de 60 mil eleitores da "Capital da fé" e, apurada a votação, ninguém conseguir se eleger. Isso é bem possível, porém é do jogo eleitoral. Faz parte. Olhando cuidadosamente o panorama que se desenha para a campanha deste ano, o ex-vereador Valdivino Barbosa (PSB) pensou, pensou, pensou e bateu o martelo, apesar dos convites do governadoriável Vanderlan Cardoso (PSB) para ser candidato a deputado estadual: - Estou fora!


Comentários