Agenda política movimentada nesta noite em Trindade: Ex-vereadores e ex-prefeitos são homenageados.


O plenário Hilton Monteiro da Rocha, da Câmara Municipal de Trindade, esteve lotado nesta noite de segunda-feira (28) para a realização de sessão solene em homenagem a ex-vereadores e ex-prefeitos de Trindade. A iniciativa foi em comum acordo entre os poderes Legislativo e Executivo da “Capital da fé”.

Estive por alguns minutos no local e vi circulando por lá ex-vereadores como João de Deus Chaves Aguiar, Onival Corrêa de Azevedo, Arquidones Bites Leão Leite, Wáceles Meirelles Bitencourt, Aparecida da Silva, Ana Divina, Gleysson Cabriny, Valdivino Barbosa, Carlos José Domingues, Dilson Alberto de Sousa (também ex-prefeito), Juarez Carvalho, Hélio Metralha, dentre inúmeros outros políticos do município.

Candidato
Gleysson Cabriny (PSDB) é vice-prefeito de Trindade, mas já foi vereador e presidente da Câmara Municipal também. Antes de iniciar a sessão solene, conversei um pouco com Cabriny que estava ao lado do ex-prefeito da “Capital da fé”, Roberto Monteiro, atual presidente do PSDB local. Perguntei ao vice-prefeito como anda o ânimo para se candidatar a deputado nas eleições deste ano e percebi que o jovem político trindadense está, digamos, “assuntando” o panorama político.

Gleysson Cabriny e Roberto Monteiro.
“Ainda temos um tempo para pensar melhor e decidir. Uma coisa é certa, não vou ser candidato a deputado federal”, disse Cabriny. Nos bastidores da política circulam rumores da existência de pesquisas avaliando os principais nomes de políticos locais que o eleitorado trindadense conhece e demonstra tendência a votar nas eleições de outubro deste ano, e nestes levantamentos o nome do atual vice-prefeito estaria aparecendo muito bem colocado.

De qualquer modo, os dias vão passando, a hora da “onça beber água” vai se aproximando mesmo e daí quem quiser mesmo se candidatar não terá mais como protelar a decisão. Os altos custos de uma campanha eleitoral para deputado têm recomendado aos candidatos que deixem para anunciar de verdade que estarão no páreo quando não houver mais prazo. É que depois de lançada a candidatura as despesas já começam a correr. Melhor ser mais cuidadoso, portanto, deve ensinar o manual do candidato precavido e comedido. Se é que isso existe, vale dizer.

O fato é que a base de apoio do governador Marconi, a mesma do prefeito Jânio, ainda não sinalizou estar fechada com nenhum nome de peso para a disputa de uma das 41 cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás, além, evidentemente, do próprio vice-prefeito. Em algum momento isso deverá ocorrer e aí então veremos se há gente mais animada a entrar nessa peleja que não é brinquedo não, como dizia aquela personagem de uma certa novela global.


Comentários