Breves comentários sobre o feriado da Semana Santa


Na missa das 10 horas, deste domingo de ramos (13), na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Setor Expansul, em Aparecida de Goiânia, celebrada pelo Padre Luiz Augusto, um comentário dele durante a homilia após a leitura do Evangelho, me chamou a atenção para uma coisa que me intriga também, e faz tempo: Transformaram uma data religiosa, cristã, em simples feriado

É verdade, não há como negar. Hoje em dia, às vésperas de uma data como a Sexta-feira da Paixão, são agendadas festas de todo tipo, aproveitando o fato de que “ninguém vai trabalhar” mesmo na sexta. E com isso o motivo maior da data, que inclusive levou certamente a se criar este feriado, passa a ser até irrelevante para a maioria das pessoas. Pior, no meio dessa maioria, certamente serão encontrados cristãos e católicos inclusive.

O feriado prolongado é utilizado de verdade como momento ideal para ser viajar com ou sem a família, aproveitando o máximo possível, como neste ano, 5 dias de descanso, longe do batente. Que ninguém é de ferro, todos sabemos, mas talvez fosse mais coerente nesta data praticar verdadeiramente o real motivo pelo qual se está vivenciando este feriado, celebrar a vida e mensagem de Cristo, sobretudo em sua última e dolorosa semana entre os homens. Todavia, acho que hotéis e pousadas estarão mais cheios do que as igrejas nos próximos dias.

Questão de consciência de cada um, evidentemente, agir dessa ou daquela forma diante de uma data assim tão importante para a religião que se escolheu praticar, viver enfim. Ou seja, convém permanecer em casa frequentando a igreja ou fazer aquela viagem dos sonhos ou nem tanto, mas apenas um passeio mesmo? Mas concordo que é estranho ter folga do trabalho por causa de um acontecimento que não é, digamos, tão significativo para a maioria das pessoas. Até porque, se não fosse assim a gente perceberia as igrejas permanentemente lotadas de fieis ao longo dos dias de feriado da semana santa.

E o que dizer das pessoas que se ligam mesmo nesta data apenas nos ovos de chocolate? Tem gente que passa o tempo todo apenas esperando o domingo chegar para se esbaldar comendo ovo de páscoa, como se nisso estivesse resumido todo o significado desta data para a parte da humanidade que acredita na vida, paixão, morte de Jesus Cristo e, principalmente, crê em sua ressurreição. Isso tudo faz a gente pensar em como facilmente perdemos o foco daquilo que devia estar como norte em nossas vidas. É isso aí!


Comentários