E por falar sobre o Dias das Mães...


Domingo será o Dia das Mães, como todos sabem. O comércio anda agitado onde quer quer se vá neste Brasil de meu Deus. O apelo comercial inerente a esta data tem uma força irresistível mesmo, não há como negar. Se o sujeito pode ele vai gastar nem que seja alguns trocados para dar alguma lembrancinha para sua mãe e não tem mais conversa. Particularmente, acho que um almoço em família já estaria de bom tamanho, mas se tiver como fazer isso embalado por um presente para aquela criatura que carregou a gente por 9 meses no ventre, tanto melhor.

E chegando essas datas comemorativas a gente começa a dar de cara pela cidade e nas rodovias com outdoor espalhados nos pontos estratégicos para que ninguém fique sem ver a propaganda ou mensagem alusiva à comemoração em cartaz. Nessas ocasiões os políticos se esbaldam, claro. Acho até de mau gosto, pois o cara estampa algumas frases sobre a data ao lado de sua foto com amplo destaque. Logo, o objetivo indisfarçável é pegar carona na efeméride (palavrinha estranha essa, né não?) para se mostrar ao público em geral e aos eleitores, em particular.

Penso que esse tipo de ação deve render pouca coisa em termos de prestígio para quem faz e voto para o candidato. Todavia, se os caras gastam grana com esse tipo de mídia é porque deve ter lá seus resultados que compensam o esforço. Geralmente, o pessoal não anda rasgando dinheiro por aí não. Então, se há gente cumprimentando as mães pelo dia destinado a elas se utilizando de outdoor, com certeza é porque esse negócio rende alguma coisa para o autor da façanha.

O grilo maior em relação a essa prática tem a ver com o singelo detalhe de se saber quem é que está pagando esse tipo de propaganda de político ou de quem está trabalhando para entrar na coisa, melhor dizendo, na atividade política. Quando se trata de um político sem mandato, a despesa deve estar correndo por conta própria, sei lá. Agora, em se tratando de político no exercício do mandato a gente já fica se perguntando quem é que está arcando com a despesa. Se for do próprio bolso do cara que quer porque quer aparecer, tudo bem, mas e se isso estiver sendo debitado na conta do contribuinte? Aí a gente tem todo direito de achar ruim mesmo, pois essa ação não tem nada a ver com o exercício do mandato.

De qualquer forma, esse tipo de prática parece não preocupar muita gente não. Se assim o fosse, os caras que estão exercendo mandato inclusive deixariam muito bem esclarecida a origem do custeio da despesa com esses cumprimentos nas datas comemorativas. Da minha parte, continuo intrigado com isso. Mas essa dúvida certamente não irá me impedir de dizer para a minha e para as mães em geral, Feliz Dia das Mães!


Comentários