Festa Junina no parque

Praça da Prefeitura de Trindade: Festas longe de lá.
Moradores ali da Praça Constantino Xavier, no centro da cidade, onde fica a Prefeitura Municipal de Trindade, ficaram incomodados com a barulheira provocada pelos eventos no local até altas horas da noite, se mobilizaram e a municipalidade vai ter que espernear para encontrar outros lugares para fazer festas populares. É, gente amiga, Trindade não conta com muitas opções nesta área não, pode apostar todas as suas fichas.

Durante os últimos 12 anos eu me recordo de ter visto as gestões dos ex-prefeitos George Morais e Ricardo Fortunato realizarem festas naquele local, sem maiores problemas, pelo menos aparentemente, com a vizinhança. Porém, a coisa se complicou na atual administração do prefeito Jânio Darrot. E justamente agora que a Praça está muito bonita, embora haja lotes vazios e construções muito velhas e num desmazelo só ao redor, não se pode mais fazer festa pública por lá.

Será que comícios na campanha eleitoral também estarão vedados no local? Boa pergunta, né? Mas é claro que não é bom para ninguém ter que conviver por poucas horas que seja com barulho de shows, é preciso dizer. Assim, não dá para discordar dos moradores daquele local pela iniciativa de defenderem o sagrado direito ao sossego na própria casa, convém salientar. Mas que a cidade vai ficando sem ter condições de fazer comemorações populares diante de semelhante decisão, lá isso vai também.

É evidente que os organizadores de shows musicais, principalmente, deveriam observar melhor os horários de início e término das apresentações. Nestes casos é comum marcar o início de um show para as 22 h, mas o artista subir ao palco lá pela meia-noite. E o som, lógico, lá nas alturas, do tipo estourando os tímpanos da gente mesmo aqueles que estão a centenas de metros de distância do local onde se dá o evento. Um exagero que na maioria das vezes pode muito bem ser evitado.

Por causa desse impedimento, a Festa Junina que a Prefeitura de Trindade realizava havia muitos anos na Praça Constantino Xavier, neste ano acontecerá no Parque Municipal Lara Guimarães, diante da sede da Câmara Municipal, nos dias 19, 20 e 21 de junho próximo. O lugar é amplo, agradável, todos sabem disso. Mas e se os vizinhos de lá igualmente tiverem sucesso em semelhante empreitada e conseguirem obstar a realização de eventos deste gênero por lá, alegando a mesma coisa, som alto até tarde da noite, movimentação de carros idem? Bem, aí teremos assunto para outro post.


Comentários

Unknown disse…
BOM! ACHO QUE OS MORADORES DA PRAÇA DEVERIAM SER RESPEITADOS, POIS MAIS DE 80% DOS MORADORES SÃO PESSOAS IDOSAS, E OS DEMAIS, TRABALHAM DURANTE A SEMANA TODA E MERECEM DESCANSO. ADEMAIS, COMENTAR QUE POR ALGUMAS HORINHAS DE BARULHO NINGUEM MORRE!! É VERDADE, O PROBLEMA É QUE COMEÇAM A MONTAR AS APARELHAGENS 3 DIAS ANTES, FECHANDO AS RUAS, IMPEDINDO OS MORADORES DE ENTRAREM E SUAS CASAS, FICAM TESTANDO O SOM DURANTE 5 HORAS, PARA UM SHOW QUE DURA 1 HORA. PORQUE AO INVÉS DA PREFEITURA FAZER ESTES EVENTOS NA PRAÇA, NÃO PROMOVE A SEGURANÇA E A LIMPEZA DO LOCAL QUE FICOU APRAZÍVEL. E AINDA, TRAGA CULTURA PARA NOSSA CIDADE, COMO RECITAIS E SARAIS DE MUSICAS CLÁSSICAS. O POVO MERECE CULTURA.