Trabalhando pela formação de novas lideranças juvenis em Trindade


Acontecerá neste sábado (24), o primeiro RYLA (Rotary Youth Leadership Award), em português, Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, que será realizado pelo Rotary Club de Trindade, a partir das 7h, na Chácara do Felinho, no Setor de Chácaras Santa Luzia, na “Capital da fé”. Pelos menos, 25 rotarianos de Trindade estarão trabalhando diretamente neste empreendimento, segundo informações dos organizadores.

O RYLA é um programa que possibilita aos jovens estudantes, neste caso 37 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Alonso Lourenço, sob a direção da rotariana e professora Cristiana Maria da Silva, debater problemas relacionados a responsabilidade profissional, comunicação e relações humanas, inclusive tratando de aprendizagem de técnicas aperfeiçoadas de liderança, bem como o aprimoramento no crescimento pessoal, abordando ainda a questão dos meios para tornar reais os projetos de vida, no aspecto pessoal e no convívio em comunidade também.

A abertura deste evento contará com a participação do rotariano Geraldo Donizete, coordenador do RYLA no distrito 4530, que é integrado por Rotary Clubes do Distrito Federal, parte de Goiás e todo o estado do Tocantins. Na sequência, haverá duas palestras. A primeira será proferida pelo rotariano Fernando Sousa, profissional da área de marketing estratégico, que falará a respeito do tema “A importância da liderança em nossa vida”. A segunda palestra ficará a cargo do também rotariano, presidente 1998-99 do Rotary de Trindade e diretor do Colégio Estadual Divino Pai Eterno, professor Alaôr Dorneles de Oliveira, que abordará o tema “Para uma vida segura necessitamos nos envolver em grupos seguros”.

Serão realizadas oficinas de estudos no local, após as palestras, a fim de formar pequenos grupos com os participantes, o que facilitará o aprofundamento das questões tratadas pelos palestrantes. O objetivo aqui é consolidar as informações apresentadas, proporcionar o momento para o debate de assuntos abordados, com a clara finalidade de despertar o sentimento de liderança em cada um dos jovens presentes, sinalizando inclusive com a possibilidade de se formar clubes como o Rotaract e o Interact, associações formadas por jovens e patrocinadas por Rotary Clubes.



Joder Chaves Magalhães (foto), presidente do Rotary Club de Trindade, entende que esta realização é muito importante não apenas para a entidade, mas para o município como um todo. “Queremos trabalhar para despertar o sentimento de liderança nestes jovens que irão participar conosco do RYLA, incentivando-os a desenvolver projetos de alcance sócio-comunitário, além de inclusive verificarmos a possibilidade de se formar em futuro próximo clubs de jovens como já houve em Trindade”, declarou Joder Chaves.


Comentários