Vereador faz pronunciamento de despedida do cargo.

Vereador Alexandre da Compleite: Troca de partido
coloca mandato em risco
.
Alexandre Ribeiro que, devido a sua atividade profissional, adotou o apelido Alexandre da Compleite, está exercendo o seu primeiro mandato político como vereador em Trindade, tendo sido eleito com 1.046 votos, filiado que era ao PMDB.

Desde o início da atual legislatura o vereador demonstrou disposição de não seguir a cartilha oposicionista traçada pelos atuais dirigentes do peemedebistas em Trindade, os irmãos Fortunato, o deputado estadual Nélio e Ricardo, ex-prefeito da “Capital da fé”. Vale relembrar que Ricardo se candidatou à reeleição e foi derrotado pelo atual prefeito Jânio Darrot (PSDB), que recebeu 44,36% dos votos válidos. Fortunato teve 30,79%, seguido por Flávia Morais (PDT), com 24,85%.

O bom relacionamento entre a atuação parlamentar de Alexandre da Compleite em relação à administração do prefeito Jânio não ficou assim do agrado da direção peemedebista local e isso provocou uma série de atritos entre eles, o que acabou culminando na decisão de sair da legenda e se filiar em outro partido, no caso do PMDB para o DEM.

A legislação, segundo interpretação da Justiça Eleitoral, dá conta de que o mandato nas casas legislativas pertence mesmo é ao partido e não ao parlamentar. Por isso, se o sujeito mudar de partido no exercício do mandato e não demonstrar ter sido foi vítima de perseguição ou que o partido mudou sua linha programática, o risco de se perder o mandato é grande, muito grande mesmo.

O vereador Alexandre, por ser advogado de formação, certamente sabia muito bem dos riscos que estaria correndo ao deixar o PMDB e buscando abrigo no DEM, segundo ele, por ter uma admiração pelo presidente regional do sigla em Goiás, Ronaldo Caiado. E pelo tom e teor do pronunciamento feito pelo vereador durante sessão na Câmara Municipal de Trindade, e publicado pela página da revista Acontece News na internet, o vereador dá como certa a sua cassação.

Os dirigentes do PMDB de Trindade, para surpresa de ninguém, recorreram à Justiça Eleitoral pedido o mandato do vereador que mudou de partido, contrariando a jurisprudência relativa a esta questão. Agora é esperar um pouquinho mais para que a Justiça decida a questão, pois a composição do Legislativo trindadense, dependendo da sentença, pode sofrer mudança em sua composição.

Quer ver a íntegra do pronunciamento do vereador, basta dar um click no link aqui ó! ~> http://youtu.be/3-FVho1DmNw 


Comentários