Igreja Matriz é reaberta após restauração

Pronta para acolher os devotos na Romaria 2014, a Igreja Matriz de Trindade será reaberta nesta terça-feira, 10 de junho. Uma Missa Solene, às 19h, marcará a entrega de uma das etapas de restauração e revitalização da igreja centenária, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A celebração será presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Fábio Bento da Costa, e terá a presença do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira.

Restauração
Durante cinco meses, um trabalho minucioso foi realizado para manter a arquitetura original e a memória da Igreja Matriz. Assim, o piso, a pintura e os esteios foram restaurados; os cabeamentos foram colocados na parte interna e peças de madeiras desgastadas foram trocadas.

A maior parte da restauração foi feita através de recursos da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Também houve investimentos com verbas públicas. O projeto teve a supervisão de técnicos e especialistas em restauração do Iphan. Uma forma de preservar a história, o patrimônio e traços importantes da Igreja Matriz.

O objetivo dessa restauração é justamente manter os traços originais. Nós temos que adequar esses ambientes de modo que eles sejam respeitados em sua arquitetura, mas que eles possam servir também as necessidades do século XXI”, explica a superintendente estadual do Iphan-GO, Salma Saddi.

História
Na antiga região do Barro Preto, hoje, Trindade (GO), a primeira capela dedicada ao Divino Pai Eterno foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. Com o aumento da devoção, que já naquela época conquistava cada vez mais corações, e com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas.

Dessa forma, em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, conhecido como Igreja Matriz de Trindade, construído pelo Missionário Redentorista padre Antão Jorge. A intenção era acolher o grande número de romeiros que vinha constantemente prestar homenagens ao Pai Eterno.

No ano passado, o Santuário Matriz de Trindade foi tombado como Patrimônio Cultural Material do Brasil pelo Iphan. Em 2012, ano que completou 100 anos, a igreja já havia conquistado o primeiro tombamento, recebendo o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por conta de seu valor histórico, passou a ter proteção especial, garantindo sua preservação e de seu entorno para gerações atuais e futuras.



Assessoria de Imprensa da Afipe


Comentários