Disputar eleição para deputado estadual pode facilitar futuras disputas eleitorais.

Consegui enxergar cinco nomes de atuais vereadores de Trindade na lista de candidatos a deputado estadual de políticos com atuação aqui na “Capital da fé”: Alexandre Compleite (DEM), Hélio Braz (PPL), Luiz Henrique Margarida (DEM), Marcelino Francisco de Souza (SDD) e Ricardo Marques (PT). Penso que na história do Legislativo trindadense estamos assistindo a algo inédito, pois aquele poder ainda não havia sido povoado por políticos tão, digamos, dispostos assim dessa forma.

O caso é que não é segredo para ninguém como é custosa, dispendiosa mesmo, em todos os sentidos (financeiramente falando, principalmente), entrar numa disputa política feito essa em que se busca uma das 41 cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás. A briga aí é para o time de políticos profissionais mesmo. Raramente alguém com pequena ou nenhuma estrutura consegue furar a barreira e conquistar o mandato para despachar no Palácio Alfredo Nasser, sede do Legislativo goiano. Dizem que uma campanha eleitoral dessas não fica por menos de 5 milhões de reais.

Enquanto a gente, pobre mortal, tem a impressão de que campanha eleitoral para cargos estaduais é um negócio difícil demais da conta, há quem enxergue a coisa por outro prisma. Dia desses conversei rapidamente com o vereador Ricardo Marques, sobre o início de sua campanha para deputado estadual, e a resposta me surpreendeu. O candidato me revelou estar achando “a campanha mais fácil do que a de vereador de Trindade”. Veja bem você, amigo internauta, como são as coisas.

Prosseguindo, mesmo que qualquer das candidaturas mencionadas acima não seja lá muito competitiva, não deixa de ser algo positivo para o candidato. Afinal de contas, o concorrente estará em evidência na atual campanha, terá o nome massificado junto ao eleitorado e isso certamente poderá contar pontos para as eleições municipais de 2016 no caso do sujeito vir a tentar a reeleição de vereador ou até disputar o cargo de prefeito da “Terra Santa”. É sempre uma estratégia político-eleitoral mais a médio prazo, digamos assim.

Em suma, agora é só esperar o dia 5 de outubro chegar para que possamos saber quem é que estava mesmo disputando para valer estas eleições.


Comentários