Só uma curiosidade simples sobre a contagem de pessoas em grandes eventos.


O balanço geral da Romaria 2014 que foi divulgado recentemente apontou que, pelo menos, 2,8 milhões de pessoas passaram por Trindade durante o período da festa, entre os dias 27 de junho e 6 de julho. Os números aí são atribuídos à Polícia Militar de Goiás, vale dizer. E os organizadores do evento até enfatizaram a superação da expectativa, pois falava-se de um público de algo como 2,5 milhões de romeiros. De qualquer forma é muita gente e não há do que se reclamar neste quesito.

Mas a minha curiosidade mesmo tem a ver com a forma pela qual são contadas as pessoas que passam pela cidade neste período da Romaria. Afinal, nunca vi um aparelho qualquer que pudesse ser usado como contador de gente na entrada da cidade ou mesmo na Igreja Matriz ou no Santuário Basílica, onde ocorre de verdade a festa ou a parte religiosa e que dá sentido e razão de ser a toda essa movimentação, em cartaz na “Velha Trindade da fé e do amor” há quase dois séculos.

Recordo-me de ter assistido a uma palestra do jornalista Alexandre Garcia e lá pelas tantas ele comentava os exageros cometidos pela imprensa e por organizadores de grandes eventos. Mencionava à época o número de pessoas que teriam estado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Réveillon. São citados sempre milhões de pessoas juntos naquele mesmo lugar e na mesma hora. Como é que se conta aquilo? Qual a precisão do cálculo utilizado? Algumas das dúvidas do jornalista que falou isso e desde então sempre fico com a pulga atrás da orelha quando vejo os anúncios de público em eventos em lugares abertos.

Ah, sim! Tem aquela conversa de que cabem, com certo conforto, alguma coisa como 4 pessoas em pé, por metro quadro. Sabendo a área, faz-se essa conta e tem-se o público ali. Vá lá. Mas aí seria de bom tom que fosse avisado tratar-se mais de estimativa do que qualquer outra coisa. Da forma como todos falam em milhões e milhões de pessoas é estranho e deixa sempre uma certa dúvida nos pobres mortais que não têm tanta informação assim a respeito da fórmula de se chegar à quantidade de tanta gente assim. Ou seja, ainda continuo querendo saber mais sobre isso.


Comentários