A insegurança nossa de todo dia...


Que o serviço de Segurança Pública virou tema de destaque no Brasil, não há como negar. Os números da violência urbana estão de lascar mesmo. As famílias estão convivendo com uma sensação de medo inclusive dentro das próprias casas. Nem é preciso mencionar os tais grandes centros do País, nas médias e pequenas cidades o “bicho está pegando”.

Estou exagerando? De jeito maneira. Basta dar uma espiadela diária nos jornais, revistas, nos telejornais, no noticiário do rádio e internet que o sujeito se depara com todo tipo de violência em todos os locais. Do interior de Goiás nos têm chegado notícias de sequestro e assassinatos de arrepiar o cabelo, por exemplo. Em diversas outras regiões também a coisa não vai bem, em se tratando de segurança pública.

Em Goiânia apareceu uma criatura do mal que matou dezenas de mulheres jovens assim de forma gratuita. A Polícia Civil já prendeu um suspeito, os assassinatos deram um tempo, graças a Deus, mas ainda não dá para ficar tranquilo não, senhor. Como esquecer o Dia Internacional da Mulher deste ano quando houve aquela chacina no Morro do Mendanha? Não se trata apenas de estar amedrontado sem razão. O fato é que a banalização da violência chegou em todos os lugares. Por aqui os caras matam meio que “para ver o tombo”. Ou não tem sido assim?

Roubos, assaltos, furtos, isso já se tornou acontecimento do dia a dia mesmo. Não faz muitos dias o prédio onde eu trabalho no centro de Goiânia ficou sem água porque um gatuno roubou o hidrômetro. Agora, na semana passada, conversava logo no início de um dia com o responsável por um estacionamento na Capital goiana quando ele me mostrou a porta da pequena sala usada como escritório, toda torta, estragada por completo. Mais uma ação eficiente dos “amigos do alheio” que surrupiaram pouca coisa, inclusive porque nada de grande valor havia no local.

Você nem precisa ir muito longe não para ficar sabendo de roubos nas residências das pessoas. Aqui mesmo em Trindade esse tipo de ocorrência é coisa trivial. Dia sim e outro também a gente fica sabendo de um amigo ou conhecido que teve sua casa invadida por ladrões. O que resta às pessoas de bem fazer quando isso acontece? Rezar e agradecer a Deus por terem saído desses infortúnios com vida e saúde. É verdade, o negócio é apelar mesmo para a Justiça Divina que tarda mas não falha.

Agora, vale salientar que principalmente nos últimos dias tem sido possível ver mais policiamento nas ruas tanto em Goiânia como em Trindade também. E a gente sabe que os policiais vão pro combate ao crime, realizam prisões, mas a legislação é meio branda demais da conta e a bandidagem está cansada de dar mostrar de que não está nem um pouco atemorizada com a possibilidade de vir a ser punida. Também pudera, de dentro dos presídios brasileiros os caras coordenam ações criminosas de acordo com inúmeras reportagens publicadas com uma frequência de espantar a gente.

Mais do que apenas argumentos para candidatos pedirem votos ao eleitorado nas eleições de outubro deste ano, a necessidade do Estado nos três níveis (União, Estados e Municípios) investir mais recursos financeiros na melhoria do Serviço de Segurança Pública é coisa premente. Que é preciso mexer nas leis penais, creio que sim. Que já passa da hora de se construir novos e mais seguros presídios, idem. No entanto, é urgente também que os profissionais da área passem a ser remunerados a altura do serviço que devem prestar à sociedade. Ou seja, infelizmente não é coisa que se faz num estalar de dedos, do dia para a noite. Mas se algo nessa direção não começar a ser feito e já, a alternativa será a de continuarmos em vigília permanente, rezando ao Divino Pai Eterno.


Comentários