Seu voto tem valor?

Neste ano, teremos novamente eleições. Que faremos com nosso voto? Ele vale mesmo alguma coisa?

Se considerarmos que alguns milhões de reais serão gastos para convencer eleitores a votar em alguns candidatos, a resposta é sim. O nosso voto é uma pequena fatia do poder que rege a nossa convivência social no Brasil.

Há muitas maneiras de lidar com o voto. Dizem que há até mesmo comércio de votos. Só que neste comércio o valor do voto é cada dia mais vil. Troca-se um precioso voto por qualquer coisa, sacos de cimento, telhas, um pequeno ou um grande favor, depende do eleitor. Ora, isto significa desvalorizar um importante instrumento de poder para mudar a situação do país. Depois, muitos ainda reclamam que a maioria dos políticos é corrupta, mas a culpa é também do próprio eleitor que se deixa corromper.

Neste ano e nos próximos, propomos uma outra maneira de lidar com a política e com o voto, pois cidadãos conscientes sabem o valor de seu voto e de sua escolha nos candidatos. Convidamos você a estudar e discutir com seus vizinhos, amigos e companheiros de trabalho sobre a nossa realidade. Discuta política. Avalie os candidatos e candidatas que se apresentam. Pergunte ou pesquise os seus programas, seus objetivos. Mas, em especial, observe a sua prática política. Ela é reveladora da consciência ou não do discurso. Da verdade do que dizem e pregam.

O cristão hoje precisa construir uma sociedade solidária e estar atento à realidade em que vive. Ele precisa saber que a sociedade brasileira é uma das mais desiguais do mundo. Precisa saber também que o Brasil, entre os 173 países, ocupa o 73º lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); que é gravíssimo o aumento da violência e da criminalidade, principalmente em consequência do tráfico de drogas, levando nossos jovens à morte ou para a cadeia.

Portanto, é agora no voto que você escolhe os governantes deste país para reverter este quadro e para isso é preciso que escolhamos bem e de maneira consciente os candidatos. O voto é também uma maneira de exercermos a nossa vivência de fé. Vamos renovar a participação política. Um voto tem valor. Escolha bem em quem você vai depositar a sua confiança e o seu projeto de país.

Dignidade humana e paz não se constroem sem a participação política. Só desta maneira vamos superar as exclusões e misérias que hoje entristecem o nosso povo. E você está sendo convidado(a) para entrar nesta luta. Evidentemente, uma luta que começa com o voto, mas não acaba com ele, pois precisa ser acompanhado e fiscalizado de perto. Este é o seu dever, este é o seu direito...


Valdivino BARBOSA é gráfico e ex-vereador de Trindade.


Comentários