Eleições 2014: Passando a régua.

Quem é o cara?
Contados os votos que os mais de 4 milhões de eleitores goianos registraram na urna eletrônica no domingo (5), ficamos sabendo o quem é quem na política “do” Goiás. Marconi Perillo (PSDB) venceu a peleja pelo Governo de Goiás em 232 municípios. Iris Rezende (PMDB), obteve a vitória somente em 12. Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT), ganharam em apenas 1 município cada um deles. Resumo da ópera, Marconi é o cara!

E o Leréia, hein?
Dou a mão à palmatória, minha gente. Pensava que o deputado federal e candidato a deputado estadual Carlos Alberto Leréia (PSDB) iria conseguir uma das 41 cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás, nas eleições de domingo passado. O cara está exercendo o terceiro mandato de deputado federal, tendo sido eleito, em 2010, com 98.427 votos. Mas qual o quê! Leréia levou chumbo na asa e vai ficar sem mandato no início de 2015. Com modestos 23.190 votos, Carlos Leréia não fará barulho como parlamentar pelos próximos 4 anos. É isso aí!

Muito apoio, votos nem tanto
Mais ou menos isso aí foi o que aconteceu com Jovair Arantes (PTB), deputado federal, candidato à reeleição. Azeitou relações com figuras importantes da política trindadense, participou de reuniões e coisa e tal, claro, com a expectativa de receber votação robusta em Trindade. Apurada a votação de domingo, eis que 716 eleitores trindadenses escolheram Jovair. Nas eleições de 2010, quando foi apoiado diretamente pelo ex-prefeito Dilson Alberto, pelo vereador Felinho, Claud Wagner, dentre outros, Jovair recebeu quase 900 votos. Pois é, pois é, pois é!

Eleitores em fuga
E o deputado estadual Nélio Fortunato (PMDB), candidato à reeleição, experimentou nas eleições de domingo (5) um processo de emagrecimento de votos e assistiu a uma espécie de fuga dos eleitores em relação a sua campanha. Nas eleições de 2010, Nélio foi eleito com 28.290 votos. Agora, Nélio recebeu minguados 11.068 votos. Feitas as contas, enquanto exerceu seu primeiro mandato, Nélio conseguiu perder 17.222 votos. A isso se pode chamar de fuga de eleitores. Ou não?

Dúvida cruel
Deve ter candidato a deputado estadual de Trindade se perguntando o que deu errado na campanha, pois havia tanto carro plotado com sua foto rodando pela cidade. Em suma, voto é um trem custoso demais da conta.

Força da Flávia


Deputada federal Flávia Morais (PDT) não é fraca não. Conquistou 159.122 votos nas eleições de domingo passado e segue firme para o segundo mandato na Câmara dos Deputados em Brasília, para o período de 2015-2018. Repetiu também votação fantástica em Trindade, coisa de mais de 21 mil votos. Eleitoralmente fortalecida, apesar da derrota para prefeito, nas eleições de 2012, Flávia conseguiu alavancar também a vitória do Dr. Antônio (PDT) para deputado estadual. Dr. Antônio é fiel aliado político de muitos anos do casal George-Flávia Morais, e agora recebeu 21.155 votos. Eleito deputado estadual, Dr. Antônio dará expediente na Assembleia Legislativa de Goiás nos próximos 4 anos. Ou talvez não por todo esse tempo, porque Flávia deve voltar a disputar a Prefeitura de Trindade, em 2016 e, em caso de vitória, o pessoal acaba voltando a trabalhar nos limites territoriais da “Capital da fé”. Uma coisa é certa, Flávia tem a força do voto a seu favor. É ou não é?


Comentários