Pesquisa Ibope aponta Marconi com 60% e Iris 40% dos votos válidos.

Mais uma pesquisa que aponta vitória de Marconi sobre Iris, mas ainda há esperança de virada entre os peemedebistas.





O Ibope entrevistou 812 eleitores em 40 municípios de Goiás, entre os dias 18 e 20 deste mês e o resultado foi divulgado na edição de hoje (21) do Jornal Anhanguera 2ª Edição. Margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Anhanguera.

Os números que têm merecido maior atenção dos analistas, políticos, jornalistas e curiosos em geral, são os chamados votos válidos, aqueles que se consegue excluindo os brancos, nulos e os entrevistados indecisos. Esta é a forma pela qual a Justiça Eleitoral chega ao resultado final das eleições.

No levantamento, Marconi Perillo (PSDB) ficou com 60% dos votos válidos, enquanto que Iris Rezende (PMDB) obteve 40%. Na pesquisa anterior o resultado foi Marconi 56% e Iris 44%.

Quando se considera, todavia, os votos totais, ou seja, aqueles que levam em conta os votos nulos, brancos e os eleitores indecisos, Marconi apareceu com 54% e Iris com 35%. Brancos/Nulos 6%. Não sabe/Não respondeu 5%.

Pensando aqui...
Realmente estamos diante de uma senhora diferença em favor da reeleição de Marconi Perillo. Claro que o fato de ter havido discrepâncias nos números nas pesquisas do primeiro turno deixa a gente meio ressabiado agora. No entanto, até o momento nenhum instituto de pesquisa mostrou um levantamento no qual as posições de Marconi e Iris estivessem diferentes, invertidas. Mas a prova dos nove está muito próxima de ocorrer. Domingo (26) está logo ali, o dia das eleições do 2º turno. Não custa nada esperar mais um “tantin” só.

A última que morre.
Que o quadro não é tão animador para a candidatura de Iris, as pesquisas até agora divulgadas mostram isso, mas há apoiadores do líder peemedebista que ainda mantêm acesa a chama da esperança de que possa acontecer uma virada fantástica nessas eleições e reconduzir Iris Rezende ao Palácio das Esmeraldas.

Por exemplo, na coluna Giro/O Popular, do jornalista Jarbas Rodrigues Jr., de hoje, o ex-senador Mauro Miranda (PMDB) aparece dizendo o seguinte: “Nossa expectativa era, de fato, que Iris Rezende ultrapassasse Marconi Perillo nesta terça-feira, mas a prisão do suposto serial killer teve algum efeito no eleitorado e fez adiar a virada para o final desta semana. Sobre as pesquisas, a margem de erro é grande. Nossa avaliação é que hoje estamos apenas de três pontos a cinco pontos atrás de nosso adversário”.


Comentários