Pesquisa Serpes/O Popular mostra possível vitória de Marconi no primeiro turno.


Pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, entrevistou 801 eleitores, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,46 pontos porcentuais para mais ou para menos. O resultado foi divulgado ontem à noite e mostrou mais uma vez que Marconi Perillo (PSDB) continua à frente nas intenções de voto dos goianos nas eleições de hoje.





Na pesquisa estimulada, o candidato a reeleição, Marconi Perillo (PSDB) lidera com 45,1%, seguido por Iris Rezende (PMDB), com 23%, logo atrás surge Vanderlan Cardoso (PSB), com 12,4% e mais atrás Atônio Gomide (PT), com 6,6%. Estes os quatro principais concorrentes. Há ainda outros três candidatos, Marta Jane (PCB), Professor Wesley (Psol) e Alexandre (PSDC), com baixíssimos índices, girando em torno de 1% ou menos.




Quando se olha os tais de votos válidos, aqueles em que são excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos, a vantagem de Marconi ganha mais relevância, e ainda de acordo com o levantamento do Serpes, existe forte sinalização da possibilidade de vitória no primeiro turno. Segundo esse critério, Marconi tem 51,13% das intenções de voto, enquanto que Iris Rezende aparece com 26,06%, seguido por Vanderlan Cardoso, com 14,02% e Antônio Gomide, com 7,51%. Os demais candidatos, Marta Jane, tem 071%, Professor Wesley, ficou com 0,28% e Alexandre também com 0,28%.

Em todas as pesquisas de intenção de votos publicadas, sobre as eleições em Goiás, especialmente para governador, sempre Marconi apareceu na frente e com tendência a aumentar o índice. De outro lado, Iris Rezende, o candidato mais forte pela oposição, não conseguiu crescer e, pelo contrário, os números mostram ligeira queda verificada pelos levantamentos dos diferentes institutos de pesquisa. Por essa razão, não deve causar nenhuma surpresa a possível vitória tucana agora no primeiro turno.

No entanto, é sempre bom ter em mente uma coisa. Como no futebol cuja partida “só termina quando acaba”, eleição é algo semelhante. É preciso ter paciência para aguardar a votação terminar e as máquinas da Justiça Eleitoral fazerem o processamento dos votos. Aí, sim, é que teremos a certeza do que querem os eleitores goianos para os próximos quatro anos de Governo. É isso aí!


Comentários