E no Dia da Proclamação da República vemos altos executivos sendo presos

Mais um capítulo da Operação Lava Jato da Polícia Federal agora com diversas prisões de gente graúda de grandes empreiteiras nacionais.


Lendo agora algumas matérias no noticiário nacional sobre política, melhor dizendo, a respeito da ação policial na política brasileira. O destaque, claro, as prisões de gente graúda situada no topo da direção de importantes empresas de construção, as famosas empreiteiras, coisa do calibre de uma Odebrecht, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Andrade Gutierrez, OAS, UTC Engenharia, Mendes Júnior, Engevix, Toyo Setal, Jaraguá Equipamentos Industriais, IESA e Sanko Sider.

A Operação Lava Jato investiga lavagem de dinheiro e desvio de bufunfa com origem, onde mais poderia ser?, dos cofres públicos ou da bolsa da Viúva. O fio da meada foi sendo puxado por policiais federais, bem cimo por membros do Ministério Público Federal e se chegou aos bilionários contratos da Petrobras, a gigante brasileira do petróleo, com as empreiteiras que, segundo um dos delatores que firmou contrato de deleção premiada com a Justiça Federal, integram um tal de "Clube da Propina". É coisa grande demais da conta!

E neste sábado (15), Dia da Proclamação da República, feriado nacional, eis que os principais veículos da imprensa tupiniquim só falam nisso. Bem, pelo menos a gente está com um tempinho maior para ler o material e tentar entender mais a respeito do que todos supõem mas poucos sabem como funciona de verdade. É, falo da fartura de dinheiro em campanhas eleitorais nessa “terra em que se plantando tudo dá” ou da fonte de onde jorra tanto “dindin” assim.

Ah, bem! A coisa toda é estarrecedora, mas também não dá para dizer que se trata de uma grande surpresa. O ineditismo a meu ver é por causa da quantidade de prisões de engravatados da iniciativa privada, detentores de postos de comando de grandes empresas que faz tempo aparecem como as irrigadoras dos cofres de partidos e coligações nas temporadas de caça aos votos. Vejamos no que vai dar essa coisa toda. Até porque, as prisões são provisórias, temporárias, e os respectivos processos deverão caminhar no poder Judiciário.

Dizem que o sujeito que não é honesto nos pequenos negócios não o será nas grandes transações. Imagino que isso aí seja, digamos, recíproco. Quer dizer, se os caras que fazem tanta estripulia assim com uma grana de proporções inimagináveis para seres comuns feito este blogueiro, o que não devem estar correndo nas transações de menores portes, hein? Um prediozinho público aqui, uma praça ali, um trecho de rodovia acolá, outra ponte mais ali adiante... Divino Pai Eterno! Deve ser muito por isso que sempre falta dinheiro para serviços como Educação, Saúde, Segurança Pública. Será?

Apesar de tudo isso, dessas estripulias perpetradas contra a saúde financeira e patrimonial deste gigante “deitado eternamente em berço esplêndido” chamado Brasil, vale aí um... Viva a República!!!


Comentários