Em novembro a hora do alerta sobre o câncer de próstata.


Com o objetivo de despertar os homens para a prevenção contra o câncer de próstata, diversas ações serão realizadas neste mês, o chamado “Novembro Azul”.



No mês de outubro ficamos sabendo da mobilização de várias entidades e personalidades numa série de inciativas dentro do “Outubro Rosa”, que teve como objetivo conscientizar as mulheres a respeito da importância do disgnóstico precoce do câncer de mama. É lógico e evidente que se trata de uma campanha absolutamente meritória pelo elevado potencial de danos à saúde das mulheres daquela doença terrível.

Agora entra em cartaz o “Novembro Azul”, um sério alerta sobre o câncer de próstata. Ou seja, o alvo dessa iniciativa são os homens, useiros e vezeiros em procrastinar consultas médicas, tornando-se vítimas em potencial dos nefastos efeitos da doença. O que se pretende com esta campanha é despertar os homens para os cuidados com a prevenção da doença, buscando se chegar ao diagnóstico precoce do câncer de próstata o que torna o tratamento mais eficiente.

Segundo dados oficiais, a maior ocorrência do câncer de próstata tem sido verificada em homens com mais de 60 anos de idade. É coisa de, mais ou menos, 75% dos casos. O pior é que estamos falando de uma doença silenciosa que pode demorar a se manifestar, por isso mesmo é que os homens devem realizar as consultas médicas periodicamente, a fim de se evitar a descoberta do mal quando se encontra em estágio avançado, como elevado potencial fatal.

De acordo com os conhecimentos acerca da doença, o câncer de próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Para se prevenir a forma recomendada pela medicina é que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.

Submeter-se ao tratamento da próstata é algo complicado para a maioria dos homens. Sobretudo quando se leva em conta não basta apenas fazer o exame de sangue, o PSA. Conforme o entendimento de diversos médicos, o toque retal é a forma mais segura para que se faça o diagnóstico preciso do câncer de próstata. E os homens, muitas vezes, evitam ao máximo passar por este tratamento.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promove hoje (4), o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, das 14h às 18h. Originário da Austrália, o Movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.


Comentários