Pelo fim do voto obrigatório na democracia brasileira

É chegado o momento dos políticos deixarem de tutelar a cidadania neste “país em que se plantando tudo dá” chamado Brasil.



http://www.voto.wiki.br
Postei o artigo do Hélio Rocha que está aí em baixo, porque também não concordo com o voto obrigatório. Além do mais, o texto do jornalista é muito interessante, evidentemente. Acho que já passa da hora de dos “brasileiros e brasileiras” conversarem seriamente a respeito disso no Brasil. Esse costume ruim dos políticos ficarem tutelando os cidadãos já encheu todas as medidas. Discordo mesmo de qualquer argumento que justifique, numa democracia, o voto obrigatório e com base nisso se estabeleçam punições para quem deixa de cumprir isso aí.

A multa para quem não vota é arbitrada pelo Juiz Eleitoral e pode variar, hoje, entre R$ 3,50 e R$ 35,00. Não é muita grana envolvida na coisa não. Porém, se o eleitor faltoso é servidor público o bicho pega o coitado. É que os legisladores criam leis pensando que o tal do servidor público é mais obrigado ainda a votar do que todos os demais trabalhadores. A propósito, o pessoal aí pensa que servidor público não é profissional, mas alguém que trabalha exercendo um sacerdócio. Descabida a coisa toda, na minha opinião.

Caso o servidor público deixe de votar e não se justifique também, no prazo estabelecido, o camarada vira alvo de uma série de problemas e impedimentos. Pode ficar sem receber o salário; não terá acesso a empréstimos em bancos públicos; não pode tomar posse em outro cargo público se for aprovado em concurso. Além de outras barbaridades instituídas como punição porque o cidadão não quis votar. É lógico que existe a possibilidade de se solucionar a pendência junto à Justiça Eleitoral, regularizar a situação e tornar-se adimplente quanto às obrigações eleitorais. Mas é tudo uma aporrinhação dos diabos.

E essas coisas todas por quê mesmo? Por causa de uma ideia de jerico dos políticos que teimam em obrigar o cidadão a agir segundo o entendimento dos caras que se julgam os donos de espécie de verdade, na cabeça deles, absoluta. Hoje em dia os brasileiros estão mais acostumados do que nunca a viver sob o regime democrático de direito. É desnecessário querer tutelar a cidadania, tornando obrigatório o voto, sendo que este deve ser uma iniciativa de livre e espontânea vontade do cidadão. Afinal, trata-se de um direito inerente ao cidadão que vive numa democracia.

Argumentos interessantíssimos na linha do que estou falando aqui estão elencados no artigo do Hélio Rocha, intitulado "Acabar com o tabu do voto facultativo". Fico na torcida para que se houver mesmo alguma coisa relacionada a reforma política e eleitoral (sou muito cético quanto a ver isso acontecendo em nosso país), o fim do voto obrigatório no Brasil seja colocado em pauta e que os legisladores tupiniquins ponham um fim nisso, e ponto final. Ah, sim! E tenho dito!


Comentários

Unknown disse…
Amigo Sérgio Vieira, sou totalmente contrária ao voto obrigatório. Afinal estamos vivendo em um pais democrático, que nos deveria dar o direito ao voto, não impor
como uma obrigação, que nos penaliza com multa e veto ao salário, empréstimos bancários! Voto obrigatório não é escolha, opção, mas sim, coação!!
Torço para que em havendo as sonhadas reformas, coloque-se em pauta o voto obrigatório e que os legisladores ponham um fim a esse estilo de votação que não combina bem com Democracia!!