Governador autoriza elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana

Região Metropolitana de Goiânia terá Plano Diretor que será elaborado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás.



Brazabrantes, Caturaí, Inhumas e Nova Veneza não aparecem
no mapa acima, mas integram a Região Metropolitana de Goiânia.
O governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, João Balestra, assinam nesta terça-feira (9) ordem de serviço para elaboração do Plano Diretor Integrado para Região Metropolitana de Goiânia. O evento acontece às 14 horas, no auditório Mauro Borges – que fica no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O contrato para elaboração do Plano será assinado com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape).

No mesmo evento, serão entregues quatro caminhões contra incêndio para atuar na segurança operacional dos aeródromos de Caldas Novas, Catalão, Itumbiara e Rio Verde.


Saiba mais do Plano Diretor Metropolitano
A elaboração deste Plano resulta do entendimento de que o Estado precisa ajudar na governança administrativa da região metropolitana, que muitas vezes esbarra em interesses e visões de gestão divergentes das prefeituras.

O Plano Diretor Integrado pretende avançar na regulamentação de aspectos diversos do cotidiano da Grande Goiânia, como, por exemplo, uso do solo, políticas habitacionais, transporte e sistema viário, tributação, abertura e conservação de estradas vicinais, aproveitamento de recursos hídricos, proteção ambiental, promoção social e modernização institucional.

Goiás segue, agora, o exemplo de outros Estados que já tomaram parte na governança de suas regiões metropolitanas, como Minas Gerais e São Paulo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconhece a existência de 12 regiões metropolitanas no Brasil, que juntas abrigam um terço da população do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus e Goiânia.

Dados da Região Metropolitana de Goiânia e dos Municípios integrantes:
Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Área: 7.397,20 km² (corresponde a 2,18% da área total do Estado)
População: 2.173.141 habitantes (36,19% da população do Estado)
Densidade populacional: 293,76 hab./Km²
Taxa de crescimento da população, entre os censos de 2000 e 2010: 20%
Taxa de urbanização: 98,02%
Participação no PIB de Goiás: 38,61%



Alexandre Bittencourt, jornalista da Secretaria de Estado
de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás.


Comentários