Vamos ficar de olho naquele morro ou serrinha

Curiosidade para ver como é que estará a paisagem hoje bucólica de uma casa ao pé da serra onde está iniciando uma exploração mineral.


Paisagem rural bonita que, penso, está com os dias contados.


Passando pela Rodovia BR-060 nessa semana, sentido Rio Verde – Goiânia, ali por volta de uns 10 Km para chegar em Indiara, me deparei com uma paisagem bonita, bucólica, mas que me suscitou uma curiosidade. Ocorre que é visível o início da exploração naquele morro ou serra, sei lá, de algum mineral. Não faltou quem me dissesse tratar-se da retirada de calcário do local. Geologia realmente nunca foi mesmo o meu forte então vou deixar essa informação para ser verificada daqui a pouco.

Bem, caríssimos e caríssimas, o importante, o que realmente me interessou na hora, foi registrar essa imagem para a gente ficar acompanhando a evolução da coisa toda em si. Quer dizer, como estará aquele lugar daqui a uns 5anos, caso continue a exploração? Vou logo dizendo sem rodeios que sou muito pouco otimista nestas situações. Penso que não demora e a gente não verá mais aquele morro nem a vegetação nativa, é evidente.

Postei a foto agora e vou tentar não perder este assunto de vista. Sempre que passar por ali quero ter uma câmera à mão para ir registrando a transformação que, imagino, acontecerá. Apesar de não prever boa coisa para o meio ambiente e para aquela serrinha, torço para que a atividade econômica ora em uma fase que penso ser inicial, não seja predatória e simplesmente acabe com tudo aquilo ali que a natureza certamente levou anos e anos para deixar daquele jeito. Vou me esforçar para ficar de olho. É isso aí.


Comentários