A falta de cuidado dos gestores municipais com a frota de veículos.

Vans e ônibus deixados ao relento certamente resultará na deterioração do patrimônio público municipal.


Vans da frota da Prefeitura de Trindade ao relento.
Dia desses estava caminhando no final de uma tarde pelas ruas e avenidas de Trindade meio que sem rumo, ou melhor, seguindo a direção que meu nariz apontava. Vai daí que ao passar ao lado do Parque Municipal, onde bem no início ficam estacionados uma série de vans e ônibus da Prefeitura de Trindade, me deu um dó danada ao ver o desmazelo com itens do patrimônio público da “Capital da fé”. Ah, internauta, no caso os veículos mencionados aí não estavam, digamos, bem guardados não. Estavam, sim, ao relento...

Quando o sujeito consegue comprar um carro ou uma moto, de cara ele pensa no local onde irá deixar o veículo. Afinal, trata-se de um bem muito útil para a pessoa e sua família, garantindo uma maior mobilidade pela cidade, que merece e precisa ser bem cuidado, estar sempre “guardado” e em segurança a fim de evitar ou dificultar ao máximo também a ação dos ladrões, além, é claro, de proteger este item do patrimônio pessoal da ação impiedosa do tempo, do sol, da chuva e do sereno...

Sabe aquela história de “quando a gente gosta, é claro que a gente cuida”, que o Peninha escreveu gravou e veio o Caetano Veloso e regravou colocando a canção como clássico da MPB? É, nas relações pessoais é por aí mesmo. Se o cabra não cuida das amizades, das relações familiares e, evidente, dos seus namoros, o negócio não vai funcionar bem nem aqui nem na China, como a gente costuma dizer. Epa! Confesso que rodeei muito o toco agora.

Vamos retomar o rumo da prosa, muito embora o que está dito no parágrafo anterior tem a ver, sim, internauta rigoroso demais em suas leituras, com o que pretendo dizer nessa breve notinha. Duvido que os vereadores, superintendentes, secretários municipais, o vice-prefeito e o prefeito de Trindade não cuidem bem de seus respectivos possantes. Certamente os carros e motos desse pessoal são guardados nas garagens das casas de cada um deles, ouso acreditar.

A céu aberto: Ônibus da Prefeitura de Trindade.
É por pensar assim que fico me perguntando por qual motivo os gestores municipais deixam vans e ônibus assim ao relento? Todo mundo sabe que deixar qualquer carro sob a ação impiedosa do “tempo” é pedir para estragar o veículo. As variações da temperatura (tem alguém aí que não sabe que estamos passando por uma época de um calor infernal?), chuva, o sereno da noite, detonam a lataria e os metais dos carros. Será que existe dúvida em relação a isso? O sol forte e inclemente de hoje em dia esquenta tanto um veículo parado e com portas e vidros fechados que não demora muito todo o estofamento e as partes de plástico e de borrachas ficam totalmente comprometidos.

Se a gente normal cuida do possante próprio, por quê cargas d'água os gestores municipais não mandam construir, vá lá, abrigos, tipo aqueles espaços cobertos muito comuns em estacionamentos rotativos para se estacionar os veículos da Prefeitura? Falo aqui de coisa simples mesmo, estrutura facilmente erguida com algum concreto, madeiras e telhas. Penso que nem deve custar tanto dinheiro assim, especialmente para o erário municipal.

Ah, sim! Nunca é demais dizer neste momento que é preciso cuidar melhor destes veículos, guardando-os, quando não estiverem em uso, em locais apropriados e não deixando-os a céu aberto, porque isso é cuidar bem do patrimônio público. Algo da inteira responsabilidade, no caso, dos gestores municipais, ouso acreditar. Não consigo entender a dificuldade em agir dessa forma mais diligente e cuidadosa em relação a algo que pertence ao público e serve à coletividade.


Comentários