Rotarianos parabenizam Vila São Cottolengo pelo aniversário.

No dia que em completou 64 anos, os rotarianos de Trindade fizeram homenagem à entidade fundada pelo Padre Gabriel Campos Vilela.



Ir. Márcia, diretora da Vila S. Cottolengo.
O Rotary Club de Trindade dedicou a programação de sua reunião dessa semana, realizada na quarta-feira (11), às 20h30, em sua sede na Rua Nações Unidas, Jardim Salvador, para homenagear uma das entidades mais atuantes e importantes do município, a Vila São José Bento Cottolengo, que completava naquela data 64 anos de inestimáveis e imprescindíveis serviços à comunidade trindadense, ou seja, lá se vão mais de seis décadas consecutivas funcionando dia sim e outro também.

A Vila São José Bento Cottolengo, batizada de “Santuário do Irmão”, por Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, foi fundada em 11 de fevereiro de 1951, pelo padre Gabriel Campos Vilela, que também fundou em Trindade o Colégio Estadual Divino Pai Eterno, em 1953. Depois de 6 anos é que as irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo chegaram à entidade com o intuito de ali trabalhar, mais precisamente em 1957, onde permanecem até os dias de hoje.

A propósito, no corpo diretivo da Vila São Cottolengo figuram como presidente o Padre Edson Costa, tendo como colaboradoras as Irmãs Márcia Simões da Rocha (diretora administrativa), Ana Maria Peixoto (diretora tesoureira) e Luzia Barbosa (diretora segunda-secretária). Esse pessoal é que, digamos, toca o negócio, administra o complexo que se constitui um verdadeiro porto seguro para centenas de famílias, sobretudo carentes.

A Vila São Cottolengo possui a certificação junto ao Ministério da Saúde, como Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual. Atualmente há 345 pacientes de longa permanência, que vivem as 24 horas do dia nas instalações da entidade. Além desses, há 20 pacientes de curta permanência. Ou seja, há 365 pessoas assistidas por uma equipe multiprofissional que se guia no trabalho pelos princípios cristãos de servir ao próximo. Vale dizer, em tempo, que mais de 700 alunos são atendidas pela entidade. O ambulatório da Vila realiza mais de 1,1 mil atendimentos. Para dar conta de tanta atividade relevante mais de 700 funcionários trabalham diuturnamente para cumprir a missão da Vila.

Como forma de homenagear a Vila São Cottolengo pelo trabalho realizado em favor de milhares e milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, Sandra Gonçalves Dias, presidente do Rotary de Trindade, fez a entrega de certificado de reconhecimento à Ir. Márcia Simões, que logo em seguida discorreu sobre a satisfação sentida pela equipe daquela entidade naquela data comemorativa. Na ocasião, Antonio Erasmo, assessor de imprensa da Vila, apresentou breve documentário sobre as diversas atividades realizadas nos últimos meses.


Comentários