A dengue continua assustando e matando em Goiás.

Casos de dengue não param de ocorrer inclusive com mortes.



Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.




Até agora 36.535 casos de Dengue foram devidamente notificados “no” Goiás. Quadro complicado demais da conta é o da capital goiana onde já ocorreram 2 mortes. Em todo o estado foram contadas 7 óbitos causados pela doença, a saber, em Brazabrantes, Crixás, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde e Trindade. E olha que o primeiro trimestre de 2015 ainda nem terminou. Misericórdia!

Como é mesmo que as autoridades do Serviço Público de Saúde em Goiás devem se sentir diante de números tão ruins assim? Não deve ser confortável para seu ninguém, imagino. Agora, o que realmente pode ser feito para acabar com isso? A pergunta é assim mesmo, internauta. Temos que acabar com a dengue, uái. Simples assim.

Claro que é fácil verificarmos que é preciso haver uma espécie de ação conjunta do poder público, evidentemente, com as pessoas, os indivíduos. É aquela história, se cada um limpar e manter limpo o seu terreiro, o seu quintal, a sua casa, a cidade como um todo estará limpa e protegida da nefasta ação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite o vírus da dengue. Falando aqui parece até simples, mas, na prática, a coisa se complica e acho que o motivo é o descompromisso da maior parte das pessoas com a observância de pontos primários de higiene e limpeza.

As pessoas jogam lixo onde lhes dá na telha. Se há um lote vazio os vizinhos se encarregam de tornar o lugar uma espécie de lixeira pública. E o que não faltam por aqui são lotes baldios, não é verdade. Além disso há também as poças d'água nas próprias casas, em calhas, vasos, piscinas, enfim, sobram lugares para se tornar maternidade do mosquitinho transmissor da dengue. Uma melhor coleta de lixo por parte do poder público pode sempre servir de ajuda para manter limpa a cidade, mas sem a colaboração direta da população, o negócio se complica.

De qualquer forma, estamos todos envolvidos neste contexto e seria de extremo bom alvitre que as pessoas cuidassem sim da cidade onde vivem e até cobrando ações mais diretas do poder público sempre que isso se fizer necessário. Agora, definitivamente já passa da hora de haver uma mobilização geral para botarmos fim, erradicar mesmo, essa tal de dengue do nosso meio.


Comentários