A invasão das pistas de pedestres por outros animais

Falta bom senso à pessoa que usa indevidamente as poucas pistas de pedestres



Cavalo e cavaleiro na pista para pedestres.
Bom, e daí você está caminhando, se exercitando, pelas ruas e avenidas de Trindade e dá de cara com um cavalo carregando um cavaleiro em plena pista de caminhada. Todo mundo sabe que aqui na “Capital da fé” se o sujeito resolve colocar-se em movimento em busca de um melhor condicionamento físico ele vai acabar tendo que disputar espaço com carros, caminhões, ciclistas, charreteiros, além de cavaleiros, evidentemente.

Digamos que na “Velha Trindade da Fé e do Amor” até que estamos um tantinho servidos de espaço para caminhar. Temos a pista dos romeiros, uma calçada em volta de parte do Parque Municipal e no seu interior também, além da Pista na calçada do complexo da Vila São José Bento Cottolengo. São espaços legais que os pedestres poderiam utilizar com uma maior dose de segurança, mas a gente leva alguns sustos vez por outra.

Abri essa notinha justamente comentando o caso em específico de uma tarde de sábado em que eu caminhava, sentido Carmelo – Centro de Trindade, pela pista-calçada da Vila São Cottolengo, quando vem na minha direção contrária um sujeito sobre o cavalo como se aquele espaço ali tivesse sido construído para o tráfego de animais. Lógico que é isso mesmo, porém para os bípedes, vale salientar. Mas olhe, gente querida, isso aí da foto é tudo menos uma cena rara. É comum depararmo-nos com esse tipo de uso indevido da pista feita para ser utilizada pelos pedestres.

Ah, sim! Tem também a galera que acha legal andar de bicicleta nesses espaços. E o sujeito, muitas vezes, passa feito um meteoro do lado da gente, quase que tirando lasca no incauto caminheiro. É um absurdo! Vixe, e o cara que leva seus cachorros pitbulls para passear nestes mesmos espaços em que um cabra nada valente feito este blogueiro igualmente está a caminhar? É terrível! Acho isso, além de desrespeito, uma temeridade mesmo. Vai que um bicho daqueles sofra um acesso de fúria animalesca... Melhor nem pensar.

No fundo ou na verdade, falta sim é sensatez à criatura humana que deveria raciocinar um tiquinho mais para ver que o lugar não foi feito para aquilo que ele está fazendo. O sujeito andar a cavalo numa pista para pedestres ou deslizar sobre bicicletas no mesmo lugar não é normal. É brincar com a sorte dele, além de expor irresponsavelmente os outros a um risco sem mais nem menos. Melhor evitar e respeitar o pequeno espaço criado para a gente andar a pé. Afinal de contas, nas cidades, hoje em dia, os espaços são quase todos ocupados pelas pessoas dentro de seus possantes de 4 rodas. Se alguém criou uma pista para pedestre, convém respeitar essa destinação. E mais não digo nem me foi perguntado. É isso aí!


Comentários