O Cara da Foto – Benigno José Monteiro, o Didi Dentista

Quatro décadas de profissão e a certeza de que valeu a pena tudo o que viu e viveu


Benigno José Monteiro, o Didi Dentista: O Cara da foto.
Benigno José Monteiro ou Didi Dentista, para a esmagadora maioria das pessoas que o conhecem, é trindadense da gema. Afinal, o cara nasceu na fazenda de seus pais ali na região do Bugre, do Arrozal, zona rural de Trindade, nos bons tempos idos de 11 de setembro de 1948. Benigno Monteiro, o Didi, cujo apelido ganhou ainda bem criancinha da própria mãe, foi o primeiro filho da “Velha Trindade da Fé e do Amor” a se formar em Odontologia e por aqui se estabelecer, profissionalmente falando.

Ah, sim! Quem são os pais do Didi? Benigno Monteiro da Rocha e Amélia Lima da Rocha. Benigno Monteiro, o pai do Didi que é o terceiro de 7 irmãos, foi vereador em Trindade por 4 vezes, além de ter sido importante homem de negócios, dono de engenho que fabricava a pinga “Cristalina”, famosa na região naquela época. Roberto Monteiro de Lima, ex-prefeito de Trindade, é um dos irmãos do Didi. A família sempre teve um pé na política local. Sabem o Hilton Monteiro da Rocha, também ex-prefeito da “Capital da fé”? Então, ele era tio do Didi.

Casado com a professora Alvanir Maria de Azevedo Monteiro com quem tem três filhos, o Daniel, o Humberto e o Diogo, Didi dentista é um cara bem família, do tipo paizão, vovozão. Dos três filhos, 2 deles, o Daniel e o Humberto, deram 3 netos ao ilustre casal. A Alvanir foi diretora do Colégio Estadual Padre Pelágio, viu? Opa! Isso é importante. A Alvanir e o Didi estão casados lá se vão 38 anos. É muito tempo, né?

Mas voltemos ao aspecto profissional do nosso “Cara da Foto” nessa oportunidade, o Didi dentista, que se formou na então Universidade Estadual de Uberlândia, onde colou grau em 25 de dezembro de 1975. Dois anos depois disso, informa-nos o Didi, aquela instituição de ensino superior passou ao controle da União e hoje é a Universidade Federal de Uberlândia, ali no triângulo mineiro.

E o Didi começou a trabalhar, montando seu consultório odontológico e abrindo as portas de seu estabelecimento, em janeiro de 1976. E sabe onde foi isso? Ali na Rua Eugênio Jardim, nº 141, no Centro de Trindade. É isso mesmo, atento internauta que põe reparo nas coisas! O Didi dentista trabalha há 40 anos no mesmo lugar em que começou sua carreira profissional. E tanta gente já passou por sua cadeira e os cuidados do Didi ao longo de 40 décadas de trabalho, hein? Esse blogueiro inclusive.

O Didi trabalha na Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde 5 de maio de 1985, estando prestes a completar 30 anos de serviços naquele órgão do Governo de Goiás. Mas entre 1981 e 1991, Didi trabalhou na Vila São José Bento Cottolengo, sob convênio com a SES, então convidado para atuar na área pela saudosa professora Maria Célia dos Santos. E no período de 2001 a 2005, Didi foi o responsável pelo serviço de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Trindade.

Desde 1986, Didi trabalha também como homem do campo, pois suas origens estão ali mesmo, na zona rural. Didi tem uma propriedade no Bugre e lá cria gado de corte, bezerros. Planta alguma coisa mas nada muito grande não. Ele prefere mesmo é criar bezerros nelore para vendê-los para quem cuida da fase da engorda em diante. E essa ligação com o campo está na base de uma das mais importantes atrações da Romaria do Divino Pai Eterno, minha gente.

É o seguinte, internauta curioso, sabe o Desfile de Carros de Boi que acontece sempre na manhã de quinta-feira da Festa de Trindade? Então, aquele evento ali teve como idealizador o nosso Benigno José Monteiro, o Didi dentista. À época em que Roberto Monteiro era prefeito de Trindade, o Didi sugeriu a realização do evento e, em 29 de junho de 1989, a coisa aconteceu pela primeira nas ruas da antiga Barro Preto. De lá para cá, a coisa só tem feito aumentar sua importância no evento do qual se consolidou como atração principal. Dê um clique aqui e saiba como foi o desfile do ano passado.

Didi faz parte do Rotary Club de Trindade desde o dia 13 de maio de 1992 e já foi presidente daquela associação, no ano de 1995-96, mas não parou por aí, visto que exerceu diversas funções no conselho diretor, tais como vice-presidente e inclusive assistente de Governador do Rotary International, o sujeito que coordena as ações da entidade no nível distrital, composto por clubes em determinada região. No caso, Trindade integra o Distrito 4530, que congrega clubes do Distrito Federal, Goiás e Tocantins.

Quer saber o que o nosso “Cara da Foto” pensa sobre a trajetória de vida dele, da profissão, como rotariano, curiosos internautas? “Para mim, valeu a pena tudo o que fiz e o que eu vivi, pois consegui beneficiar com meu trabalho pessoas pobres ou ricas e isso é muito gratificante”, afirma serenamente Benigno José Monteiro, o Didi.


Comentários

Anônimo disse…
Realmente uma pessoa muito boa o Didi dentista. Parabéns, pela matéria.
FREDERICO SIMÃO disse…
Um GRANDE Amigo. Pessoa bondosa. Íntegro. Amante de nossa querida Trindade, sua cultura, seu povo, sua História e tradições. Muito apropriada a publicação. Parabéns aos dois.
Unknown disse…
Boa tarde meu amigo Sérgio, que matéria perfeita. Meu pai está aqui emocionado com essa matéria. Grande abraço.