A carestia chegou ao ITU/IPTU de Trindade

Prefeito de Trindade propôs e os vereadores aprovaram forte reajuste na planta de valores no município


Portal da Fé na entrada de Trindade: ITU/IPTU caro.
E eu batendo pernas em Aloândia, a minha terrinha ali no Sul de Goiás, neste fim de semana, com o indisfarçável objetivo de filar a bóia em casa de mamãe, claro que também reencontrei conhecidos de toda a vida. Diálogos iniciados mais ou menos assim na base do “como vai a vida?”, para entabular qualquer conversa, é o que a gente mais experimenta nessas ocasiões. “Tudo bem, graças a Deus”, é a resposta padrão. Na sequência, ouve-se diversas outras vezes, “o imposto lá em Trindade ficou caro, hein?”

Desse jeitinho, meus chegados. Verdade verdadeira. Só não juro porque “mulher que chora e homem que jura é mentira pura”. A notícia do exagerado aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) produzido pelo prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), com a aprovação dos excelentíssimos vereadores, para este ano, está rodando por esse Goiás de meu Deus. Chego a pensar que deve haver outros prefeitos até com uma pontinha de inveja do “alcaide” da “Capital da fé” pela rapidez, discrição e eficácia com que obteve o apoio da edilidade local para reajustar a planta de valores do município que, na prática, resultou no aumento formidável dos impostos mencionados.

Nossa, está caro morar em Trindade!” Essa aqui é uma outra observação que tenho ouvido com certa frequência. “Credo, mas imóvel em Trindade é caro demais da conta!”. Olha só outro comentário useiro e vezeiro a respeito da valorização ou inflação imobiliária a que temos assistido e vivenciado na “Velha Trindade da Fé e do Amor”, nos últimos anos. As coisas não estão fáceis mesmo para quem acalenta o sonho de conquistar a “casa própria” por essas bandas onde viveram Constantino Xavier e a Ana Rosa, o casal que encontrou o medalhão de barro da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, o marco da Romaria do Divino Pai Eterno.

Qualquer casa ou lote em Trindade é objeto de uma pedida invariavelmente elevada. Desde a chegada das Casas Bahia na cidade que comprou uns imóveis na Avenida Manoel Monteiro e construiu sua sede no local, que o mercado imobiliário passou a experimentar uma elevação considerável. Nos dias de hoje as aquisições feitas pela Associação Filhos do Pai Eterno (AFIPE) têm contribuído para a valorização dos imóveis, ou melhor, inflacionaram a expectativa dos vendedores em obter o melhor preço imaginável por suas propriedades.

Mas é indisfarçável que está correta a observação feita por quem acompanha os negócios imobiliários em Trindade, não é barato nem um pouco comprar uma casa para chamar de sua aqui na “Capital da fé”, principalmente na região central se, evidentemente, o mesmo estiver localizado ali nas redondezas de onde está em construção as futuras instalações da Basílica do Divino Pai Eterno, segundo o marketing, a nova e definitiva Casa do Pai".”.

Opa! Chega de tergiversação ou rodeios em volta do toco. Retomemos o curso normal lá do começo dessa prosa aqui. O caso é o seguinte, realmente a atual administração de Trindade salgou muito o preço dos impostos sobre imóveis neste ano. Que a planta de valores esteve sem ser reajustada por muito tempo é fato, mas também não precisava ir com tanta sede ao pote, digo, aos bolsos dos contribuintes como aconteceu agora. E estamos diante de uma obra, como direi, fruto do trabalho do prefeito e dos vereadores. Afinal, se os edis trindadenses não tivessem analisado, debatido, votado e aprovado o projeto de autoria do Executivo trindadense, o aumento não teria sido possível nessas bases exageradamente caras, convém dizer.

Chorar depois do leite derramado de nada adianta, não é mesmo? Quem deve tem de pagar e é bom aproveitar a prorrogação do prazo de encerramento da “promoção” que faz um desconto “generoso” e alivia um pouco o peso do ITU/IPTU no bolso do contribuinte. E o prazo que se encerraria no final do mês passado foi prorrogado para o último dia útil deste mês abril. Melhor aproveitar então. Ah, sim! Caro internauta que por ventura venha a ser também contribuinte do erário trindadense, se puder prestar um pouquinho mais atenção no que o prefeito e os vereadores estão fazendo, tanto melhor, minha gente. Quem sabe seja possível, assim, evitar surpresas desagradáveis iguais a esse aumento, não é verdade? Mais não digo nem me foi perguntado... É isso aí!


Comentários